Search

Florianópolis economiza 155 toneladas de CO2 em parceria com multinacional

Whoosh
Foto: divulgação.

Reconhecida como a única cidade lixo zero do Brasil desde 2018, Florianópolis avança em metas ousadas, como desviar 90% da matéria orgânica e 60% dos recicláveis dos aterros até 2030.

Somado a isso, a gestão aposta ainda em iniciativas como a operação de patinetes elétricos da Whoosh, multinacional de micromobilidade, para adicionar um importante capítulo à história de preservação ambiental e inovação urbana da cidade.

Os impactos são notáveis. Desde junho de 2023, a operação já poupou a emissão de mais de 155 toneladas de CO2, o equivalente à emissão de 34 carros em um ano. Em 18 meses, mais de 290 mil usuários percorreram 3 milhões de quilômetros, uma distância equivalente a 80 voltas ao redor da Terra.

“Nosso objetivo vai muito além de oferecer uma alternativa de transporte. Queremos ser agentes de transformação, ajudando a construir cidades mais inteligentes, sustentáveis e conectadas às necessidades do futuro. Florianópolis é um exemplo de como a micromobilidade pode gerar impactos reais, não apenas no dia a dia das pessoas, mas também na preservação do meio ambiente. Cada quilômetro rodado com nossas patinetes elétricas é um passo em direção a uma mobilidade urbana mais consciente e eficiente”, afirma Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil.

Além da mobilidade sustentável, a capital catarinense também se destaca pelo compromisso com o manejo responsável de resíduos sólidos. Desde a adoção do conceito lixo zero, a cidade tem avançado em metas ambiciosas.

Atualmente, 40% da fração orgânica e 35% dos recicláveis já são corretamente destinados. Segundo o superintendente de gestão de resíduos, Ulisses Laureano Bianchini, alcançar os objetivos até 2030 depende da colaboração entre poder público, técnicos, condomínios e a comunidade.

Em condomínios como o liderado pela síndica Aretuza Fernandes Basso, o impacto também é perceptível.

“Nós temos 100% das unidades participando do projeto. Quando um morador novo chega ao nosso condomínio, eu dou felicidades: ‘Você vai morar no melhor lugar de Florianópolis. Porém, eu preciso te apresentar a nossa lixeira”.

Com a expansão da micromobilidade para bairros como Estreito, Coqueiros, Jurerê e Lagoa da Conceição, Florianópolis promove deslocamentos rápidos e ecológicos enquanto combate a poluição sonora e os congestionamentos.

“A variedade dos modais de transporte é necessária em uma cidade inteligente. As diferentes formas de locomoção facilitam, principalmente na micromobilidade. E é aí que os elétricos mais se destacam, pela eficiência e redução da emissão de poluentes no cotidiano da cidade”, explica o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

O alinhamento entre práticas sustentáveis e inovação tecnológica não apenas melhora a qualidade de vida dos moradores, mas também posiciona Florianópolis como exemplo a ser seguido por outras cidades brasileiras que buscam soluções integradas para os desafios do futuro urbano.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também