O maior evento de empreendedorismo, inovação e startups do Brasil mudou sua estratégia para a edição deste ano. Até então, com foco na capacitação dos empreendedores, agora o momento é de gerar negócios.
Isso porque o evento está mais maduro e, consequentemente, atrai não só aqueles que querem iniciar um negócio ou estão no início da jornada, mas também os que já passaram pelo processo e hoje compartilham suas experiências e aprendizados. E é justamente o objetivo do evento: conectar as duas pontas.
“O foco é atrair startups early-stage (investimento anjo, pré-seed e seed) e para palestrar trazemos os que literalmente abrem o capô do carro para mostrar o que fizeram e como chegaram até ali, ou seja, quem já vendeu uma startup, quem é expert no assunto e referências nos principais eixos que o evento se propõe”, destaca Alexandre Souza, gerente de inovação do Sebrae/SC.
São esperados 10 mil participantes, mais de 200 palestrantes, mais de 10 palcos, 150 expositores, mais de 1 mil startups no Programa 1k, nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, reconhecida como a Capital Nacional das Startups.
Entre os nomes confirmados estão: Guilherme Horn (CEO do Whatsapp), Ricardo Amorim (economista), Tom Gruber (co-fundador e CTO da Siri), Renata Costa (CEO da Beepay), Lucas Vargas (CEO da Nomad), Karina Rehavia (CEO da Ollo e da Social Talent), entre outros.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, falou sobre a importância do evento para o setor:
“O Startup Summit coroa todo o ecossistema de inovação de Santa Catarina e o espírito empreendedor dos catarinenses. Nosso estado foi o que mais cresceu em participação no PIB regional, segundo pesquisa da FGV. Quando analisamos esses dados, percebemos que esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pela forte conexão entre a base econômica já existente, especialmente a indústria, e o setor de tecnologia e inovação. Isso mostra a importância de fomentarmos iniciativas como o Startup Summit, que apresenta jornadas empreendedoras, dá visibilidade às startups e conecta essas iniciativas com quem pode impulsioná-las”.
No estado, há 1.604 startups mapeadas. Segundo o Sebrae Startups Reports, do Observatório de Startups do Sebrae/SC, 35,66% dessas empresas estão em fase de tração. Os principais setores da economia atendidos por elas são: tecnologia da informação (17,82%), saúde e bem-estar (8,85%), gestão e consultoria (8,34%) e educação (7,84%). Além disso, 29,39% das startups catarinenses são microempresas, e o modelo de negócios B2B predomina, adotado por 64,25% delas.
INTERNACIONALIZAÇÃO COM 25 DELEGAÇÕES NO EVENTO
Um dos objetivos a partir de agora é fazer o intercâmbio com outros países. No ano passado, o Sebrae Startups aterrissou em Lisboa com o Startup Summit Global Preview: Brazil Meets the World. Realizado durante o Web Summit, o encontro reuniu empreendedores, investidores e atores estratégicos do ecossistema global, com a missão de aproximar a inovação brasileira do cenário internacional.
Com mais de 400 participantes, o evento foi promovido para mostrar aos investidores e às mais de 100 delegações internacionais presentes, o ecossistema de startups brasileiro e as oportunidades de negócios do país.
“O resultado é que ao menos 25 delegações internacionais são esperadas no evento. Já estão confirmados representantes do Estados Unidos, Portugal, Espanha, Israel e Canadá”, adianta Alexandre.
EVENTO PASSA A TER UMA MULHER À FRENTE DA GESTÃO
Uma outra novidade é que Alexandre, que foi quem idealizou o evento em 2018, passa o bastão da gestão do Startup Summit para Sabrina Rocha, que atua no Sebrae há 5 anos e que foi por 3 anos gestora do primeiro fundo de venture capital do Sistema S, o Inova Startups, com R$ 40 milhões de capital, 59 startups de 10 estados no portfólio e 1 exit.
“É um desafio, mas está sendo uma transição muito bacana. Seguimos trabalhando para entregar um evento cada vez melhor”, destaca Sabrina.
PRÊMIO SEBRAE STARTUPS
O evento será novamente palco da final do Prêmio Sebrae Startups, que reconhece e impulsiona negócios inovadores de todo o Brasil. Serão R$ 950 mil em premiações e a seleção de startups para exposição gratuita durante o evento. Este ano, o prêmio recebeu 3.164 inscrições.
COMO PARTICIPAR
Os ingressos já estão à venda. Basta acessar o link clicando aqui.