Santa Catarina lidera o crescimento econômico na região Sul do Brasil. É o que aponta o estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulgado recentemente.
De acordo com os dados, entre 2001 e 2024, o estado apresentou um crescimento médio de 2,5% ao ano, superando a média nacional. Segundo os pesquisadores e economistas, esses números são fruto do processo que conecta inovação e tecnologia aos setores tradicionais da indústria catarinense.
Em janeiro de 2025, por exemplo, a produção industrial catarinense registrou um aumento de 8,6%, o maior percentual entre todos os estados brasileiros. Esse crescimento reflete o impacto direto da integração entre tecnologia e setores como o industrial, agregando valor aos produtos e serviços e gerando mais riqueza para o estado.
“Empresas como WEG, Intelbras, Gelnex e Duas Rodas são exemplos de como Santa Catarina tem inovado em setores tradicionais, transformando-se em referência nacional. Esse espírito inovador é sustentado por investimentos estratégicos em pesquisa e desenvolvimento, fomentados pela gestão do governador Jorginho Mello,” destaca Marcelo Fett, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina.