A produção industrial de Santa Catarina cresceu 8,5% no 1º trimestre do ano, desempenho que garantiu ao estado o maior crescimento industrial entre as unidades federativas.
O resultado também supera a média da produção industrial brasileira no período, que registrou alta de 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Análise do Observatório FIESC aponta que entre os setores que se destacaram em SC estão a fabricação de produtos de metal, que cresceu 23,8% nos três primeiros meses do ano contra igual período do ano anterior.
O ramo foi impulsionado pela demanda da construção civil, que utilizou estruturas metálicas em edificações, e pelo agronegócio, com produção de silos, graneleiras e estruturas para galpões.
A economista Camila Morais, do Observatório FIESC, avalia que o setor de máquinas e equipamentos também contribuiu para o bom desempenho da atividade industrial catarinense no período, quando apresentou alta de 21,4%.
“O ramo foi beneficiado tanto pelo fornecimento para outras indústrias quanto pelo bom desempenho nas exportações, especialmente de compressores de ar”, explica.
A produção de veículos automotores registrou aumento de 14,7% de janeiro a março, impactada pela alta nas vendas do mercado de veículos novos no Brasil e também no incremento da produção no início do ano, impulsionando o crescimento do setor catarinense.