A Fórmula Animal, reconhecida como uma das principais marcas no setor magistral veterinário, está comemorando 15 anos e prepara diversos lançamentos para este ano.
Uma das grandes novidades é a introdução da Inteligência Artificial (IA) em sua operação, agilizando o atendimento para franqueados e veterinários.
Carinhosamente batizada de Bolota, inspirado no elefante, logo da rede, a IA traz benefícios diretos para a rede e seus lojistas, que conseguem respostas com maior rapidez. Os franqueados vão poder buscar diversas informações e tirar dúvidas sobre a operação da unidade, assuntos regulatórios, marketing, precificação e até mesmo com relação às receitas entregues (dosagem, ativo, etc.). Tudo é feito pelo WhatsApp, tornando o atendimento mais eficaz.
Segundo o co-CEO da rede, Marcelo Piazera, o suporte ao franqueado faz mais de 4 mil atendimentos mensais, com tempo médio de resposta de 2 minutos. E a IA, atua como um agente facilitador dessa demanda, trazendo agilidade e inovação, mostrando como o uso da tecnologia é efetivo em diferentes segmentos.
“Nossa meta é proporcionar eficiência e praticidade para nossos franqueados, alinhando nossa operação às demandas tecnológicas do setor pet”, destaca.
Para os veterinários, desenvolveu a IA Elefonte, disponível dentro do Espaço Veterinário, uma plataforma completa que funciona como um CRM, facilitando a gestão da rotina clínica.
“Nosso objetivo com a plataforma é proporcionar praticidade e maior qualidade no atendimento do profissional. Com o Elefonte, o médico veterinário consulta os melhores ativos e as dosagens corretas, tudo na palma da mão”, explica.
Expansão do laboratório estéril
Outro diferencial é sua infraestrutura de laboratório estéril, localizado na matriz em Jaraguá do Sul, responsável pela produção e distribuição de produtos oftalmológicos para toda a rede.
Renata Faria, co-CEO da marca, destaca que esse tipo de manipulação exige uma estrutura especializada e técnicas que seguem rigorosamente as normas das Boas Práticas de Manipulação de Produtos Veterinários Estéreis (BPMPVE).
“Nosso foco é garantir qualidade e segurança em cada produto manipulado, assegurando que nossos franqueados ofereçam o melhor aos tutores e seus pets”, conclui.
Só esse laboratório manipula mais de 100 mil produtos estéreis por ano, entre colírios e pomadas oftálmicas e a demanda só cresce. Diante disso, está nos planos da empresa aumentar esse espaço produtivo nos próximos meses.
Rebranding e flagship
A marca trouxe também um rebranding, propondo uma roupagem nova e muito mais moderna para todos os itens que compõem o kit de marca e para suas lojas, mantendo, porém, o tradicional elefante que é um ícone marcante e já está no imaginário do público.
Outra novidade é a inauguração da flagship em São Paulo, prevista para o final do primeiro semestre. A unidade modelo terá 350 metros quadrados e será uma importante referência para os franqueados e para o setor.