A Audaces, multinacional ítalo-brasileira referência em soluções tecnológicas para a indústria da moda, anunciou a expansão de suas operações no México e na Colômbia.
Em um investimento total de R$ 8 milhões, a iniciativa prevê a aquisição de novas unidades comerciais e centros de serviço técnico especializados, com previsão de avanços importantes já nos próximos meses.
Além disso, o projeto integra a estratégia da empresa de ampliar sua receita global entre 30% e 40% ao ano até 2028, com o faturamento internacional representando mais de 50% do total da companhia nos próximos 5 anos.
A presença da fashiontech no exterior contempla diferentes frentes de atuação, seguindo a lógica do hub de inovação implementado na nova sede da empresa em Florianópolis.
“Nosso modelo será híbrido. Além da frente comercial, haverá áreas dedicadas à capacitação técnica, co-criação com clientes e desenvolvimento de soluções adaptadas à realidade local”, explica Jorimar Lorenzi, diretor comercial da Audaces.
Os dois países foram escolhidos por sua relevância e potencial de crescimento: o México é o segundo maior exportador têxtil da América Latina, com forte integração ao mercado norte-americano via Acordo Estados Unidos-México-Canadá. Já a Colômbia é considerada um hub regional da moda e abriga uma das cadeias têxteis mais completas da região, com presença crescente de marcas independentes e investimentos em digitalização.
Um time de profissionais brasileiros já foi enviado a estes dois países para atuar junto às equipes locais, garantindo o intercâmbio de know-how, excelência operacional e integração cultural. Além disso, a empresa tem ampliado parcerias com instituições de ensino técnico e hubs de inovação, contribuindo com a formação de mão de obra qualificada para o uso das tecnologias oferecidas pela empresa.
“A combinação de presença física, integração de talentos e parcerias estratégicas reforça nosso objetivo de liderar a transformação digital da indústria da moda nesses países”, destaca Matheus Fagundes, CEO da empresa.
O plano de expansão prevê ainda para os próximos meses concentração de esforços em operações no Peru e regiões da América Central, além do fortalecimento da atuação da empresa na Argentina, com foco em digitalização do atendimento, capacitação técnica e integração.
Presença estratégica na Ásia
A empresa anunciou recentemente a inauguração de um novo canal de distribuição na Índia, previsto para 2026. A operação, que receberá um investimento estimado entre R$ 5 e 7 milhões nos primeiros dois anos, incluirá instalação de áreas comerciais, apoio técnico e treinamento profissional.
“A Índia é hoje um dos maiores polos têxteis do mundo e oferece uma combinação única de verticalização da cadeia produtiva, incentivos governamentais e um mercado interno em franca expansão”, explica Magner Steffens, CEO da Audaces para os mercados da Ásia, África e Europa.
De acordo com ele, inicialmente, o foco será comercial, capacitação técnica e atendimento ao cliente. A médio prazo, a ideia é transformar a base indiana em um centro de co-desenvolvimento de produtos voltados para grandes volumes de produção e customizações específicas para o mercado asiático.