Representantes da Dubai Chambers, a Câmara de Comércio da Metrópole dos Emirados Árabes, estiveram na última semana em Santa Catarina para uma série de agendas de aproximação com dois importantes setores da economia local: tecnologia e mercado imobiliário. As reuniões envolveram a apresentação de oportunidades de negócio entre os dois países, tanto com o investimento árabe em negócios catarinenses como a abertura de portas para empresas do estado que desejam expandir sua atuação para o mercado do Oriente Médio.
As visitas foram acompanhadas pelo empresário Lisandro Vieira, CEO da WTM e Diretor do Grupo Temático de Internacionalização da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), e envolveram uma série de empresários da região, além do Diretor para as Américas e Europa da Dubai Chambers, Mohammad Al Kassim, e representante-chefe da Dubai Chambers no Brasil, João Paulo Paixão.
As agendas começaram por Florianópolis, onde o grupo conheceu a sede da ACATE e diversas startups sediadas no CIA Primavera, além de grandes empresas de tecnologia como Softplan, Intelbras e Nexxera. Houve também um encontro com a Secretaria de Articulação Internacional do governo do Estado de SC, em que foram debatidos possíveis projetos de conexão entre Dubai e a economia catarinense.
Interessados também no potencial imobiliário do Litoral catarinense, os representantes estiveram uma rodada de negócios e troca de informações com empresários do segmento em Itapema, em um encontro organizado em parceria com a empresa GHS. A comitiva visitou empreendimentos em Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí.
Como resultado, duas visitas de empresários catarinenses a Dubai já foram agendadas para o segundo semestre, uma com objetivo de buscar investimentos para negócios em Santa Catarina, e outra para prospecção de oportunidades para empresas daqui nos Emirados Árabes.