Search

Programa de empreendedorismo feminino abre inscrições em SC

Foto: divulgação.

O Empodera, programa 100% online e gratuito, executado pela TXM Methods, com apoio da FAPESC, Sebrae/SC e Governo do Estado, está com inscrições abertas para a segunda turma.

A iniciativa é uma oportunidade para mulheres em situação de vulnerabilidade que desejam fortalecer a autonomia financeira e social.

O programa oferece uma trilha de formação empreendedora pensada para se adaptar à rotina de quem cuida da casa, tem outras atividades, mas não desistiu do sonho de empreender. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (48) 9132-8760.

O programa atinge mulheres de diferentes áreas e contextos sociais e, no primeiro semestre, foram atendidas 206 mulheres de 41 cidades de Santa Catarina.

Psicoterapeuta e terapeuta integrativa, Luciana Schreiber, de Blumenau, desenvolveu na primeira edição o Trivina, um consultório de terapias integradas e desenvolvimento pessoal, com espaço de treinamento para suporte de novos profissionais.

“Foi muito prático e rápido. Eu já tinha um projeto em mente e o meu consultório. O programa ajudou a dar clareza”.

Já a cabeleireira e especialista em estética Viviane Américo dos Santos, de Laguna, teve como projeto um espaço de beleza que traga conforto e um ambiente familiar.

“Me deu novas ideias e estratégias para eu criar uma nova identidade, repensar atitudes que a gente sabe que são erradas, e fez eu abrir a mente. Abri os olhos sobre novos serviços, distribuição de conteúdo nas redes sociais, e fez bastante diferença naquilo que eu já estava acostumada a fazer”.

Embora aberto a todas as mulheres, o Empodera tem entre seu principal público-alvo mães que não conseguem participar de atividades presenciais.

Aproximadamente 80% das mulheres que já passaram pelos programas de empreendedorismo social da TXM são mães, muitas com ideias de negócios em áreas como moda, gastronomia e artesanato.

O programa também tem parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de SC, que possuem prioridade nas inscrições.

Cerca de 67% das mulheres atendidas por CRAS não acessaram recursos educacionais, segundo dado do SUAS. A técnica de enfermagem, bombeira comunitária e mãe, Keila Enoemia da Rosa, de Urubici, foi uma participante da primeira etapa do programa que veio por meio do CRAS.

Ela vende bolos e salgados, e foi por meio do programa que pôde aprender mais sobre cálculos de despesas, lucros, além de informações para profissionalizar seu negócio.

Com conteúdo adaptado às suas realidades, o Empodera combina práticas de empreendedorismo, gestão financeira e desenvolvimento pessoal, visando proporcionar ferramentas para a geração de renda e ampliação de oportunidades profissionais.

O formato online permite que a formação chegue a diversas regiões do estado, garantindo acessibilidade e flexibilidade.

“O objetivo do programa é ser prático e acessível a mulheres, para que elas possam desenvolver seus projetos e iniciar a jornada empreendedora, seja lá qual for a área de atuação”, diz Lúcia Cristiana Gomez, diretora da TXM.

Ao final do programa, terão sido atendidas 500 mulheres de todo o estado. O Empodera ainda oferece prêmios como mentorias, ingresso para eventos e materiais de design para as participantes que completarem a trilha, incentivando o engajamento e a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Um dos diferenciais do programa é a trilha formativa gamificada e adaptada com o uso de inteligência artificial. Essa tecnologia personaliza as questões para cada participante, garantindo uma experiência individualizada e mais eficiente.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também