Por Thiago Cabral, CEO do Navepark.
Dados da Colliers, multinacional de serviços corporativos imobiliários, mostram que as novas locações de galpões logísticos no primeiro trimestre de 2025 superaram a marca de 1 milhão de metros quadrados.
A valorização da área construída chega a 34% nos últimos três anos, e Santa Catarina desponta, com uma das menores taxas de vacância do país: 5%, a metade da média nacional.
Apesar de brilhar o olho, o resultado não causa espanto. O estado sempre foi referência em eficiência logística, e agora também se consolida como um dos destinos mais estratégicos do Brasil para operações de importação, armazenagem e distribuição.
Fruto de um trabalho intenso, inteligente e de um ambiente tributário que faz toda a diferença nesse cenário, com incentivos relevantes por meio dos TTDs, que tornam a operação mais competitiva para as empresas que escolhem SC como base.
Para nós, do Navepark, o momento é de ação para o investidor. Estamos localizados em Navegantes, um município que oferece um dos menores ISS do Brasil, apenas 2%.
Esse diferencial, somado à proximidade de dois portos importantes, o Porto de Navegantes e o Porto de Itajaí, ambos a menos de 15 minutos, cria um ambiente logístico altamente eficiente e atraente.
Quando olhamos os indicadores de mercado, a resposta é ainda mais clara: se Santa Catarina apresenta uma taxa de vacância interessante, em Navegantes o número é mais impressionante: 3%, a menor vacância do Estado. Isso demonstra a força da demanda e a consistência do mercado local.
O cenário de incertezas macroeconômicas e juros ainda elevados que vivemos, é o ideal, já que sempre representou o melhor momento para aquisição de ativos reais.
Quando os juros começarem a recuar, e isso já está no radar, veremos uma pressão natural nos preços dos terrenos e ativos logísticos. A valorização acompanhará o movimento da queda dos juros, como já ocorreu em ciclos anteriores.
E o contexto vai além da logística, já que a região tem se destacado pela qualidade de vida, com infraestrutura urbana, segurança e atrativos que a transformaram em destino desejado para empresas e profissionais de todo o Brasil.
Por essas e tantas, temos plena convicção de que o Navepark está no momento mais maduro para o investidor. Estamos no ciclo certo de entrada.
Prova disso é a nossa expansão, com a fase dois do empreendimento sendo lançada oficialmente em Agosto, durante a Feira Logistique, uma das maiores a nível nacional. Estaremos presentes, mirando o futuro. Esse é o momento perfeito para investir. Dar o próximo passo.
O timing para quem deseja se posicionar é agora.