Search

Um ecossistema paralelo: o que acontece além do Startup Summit em agosto

Foto: divulgação Sebrae/SC

A 1 mês do maior evento de startups, tecnologia e inovação do Brasil, o Startup Summit, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto, em Florianópolis, muitas novidades ainda estão guardadas a 7 chaves pela organização, que aumenta a expectativa do público. Conversando com Sabrina da Rocha, que agora está à frente da gestão do evento, fui saber o que acontece além do evento. São imersões, eventos e happy hours que movimentam o ecossistema paralelo, mas sempre conectado.

Uma das novidades desta edição é a imersão no ecossistema da ilha, com visitas técnicas. A ação já acontecia nos anos anteriores envolvendo todos os “Sebraes”, mas desta vez, especificamente no dia 26 de agosto, a organização vai percorrer empresas e hubs de inovação ao lado de delegações de 20 países. O dia termina com um coquetel exclusivo, que será um momento especial de integração internacional, pitches rápidos, conexões estratégicas e oportunidades de investimento entre os países participantes e o ecossistema local.

Além disso, nos dias 25 e 26, mais de 250 empreendedores brasileiros também vão vivenciar de perto a cultura de inovação de Florianópolis, com visitas guiadas e atividades de integração no ecossistema manezinho.

Entre as atividades paralelas, o Sebrae promove, no dia 25, às 17h30, o Deu Ruim, um encontro descontraído que joga luz sobre os fracassos e recomeços da jornada empreendedora. Inspirado em histórias reais, o evento convida o público a refletir sobre os aprendizados que nascem dos erros e sobre a importância de criar espaços seguros para compartilhar desafios. Além do conteúdo provocador, o encontro também será uma oportunidade de networking e conexão entre empreendedores de diferentes trajetórias. A edição será realizada na ACATE, o principal centro tecnológico de Santa Catarina.

No calendário do dia 26, a Anjos do Brasil promove o Startup Investment Summit, também no CentroSul, reunindo grandes nomes, fundos e startups para uma programação especial durante todo o dia e conexão entre os participantes. Outra agenda importante que orbita o evento é o encontro de dirigentes ALES (Associação Latina Americana e Caribe de Exportação de Serviços) com mais de 40 dirigentes da América Latina e Caribe, a primeira vez que essa reunião acontece no Brasil.

QUEIMANDO A LARGADA

Sim, a largada para o Startup Summit é dada antes mesmo do próprio evento acontecer. Prova disso também são os happy hours que acontecem já no dia 26. Há 3 anos acontece o Esquenta Summit, que promove o networking entre as figurinhas já conhecidas do ecossistema, mas também para quem ainda não está no meio e quer fazer contatos antes do evento. Comentários que rolam no grupo do Whatsapp e corredores é que negócios já foram feitos a partir desse happy hour. Neste ano, é promovido pelas marcas Economia SC, BeerN’Sales, C2R Advocacia, IT2SGROUP, Confraria do Empreendedor, SalesHunter, Guia da Alma, Founders Club, Angel Investor Club e Startups.

Outro que também tem destaque premium é o Negócios & Vinhos, promovido pelo Silva Schutz Advogados num dos rooftops mais cobiçados da ilha da magia. Mais sofisticado, reúne parceiros e interessados no bom vinho e networking.

Outros happy hours, durante os dias do evento também são destaque na agenda de quem quer garantir o networking, parcerias e negócios. Alguns fechados (ou seja, você entra só com convite como o recém-anunciado do Founders Club & Angel Investor Club, e do Moa Ventures com 49 educação, todos no dia 27) e outros que acontecem nos principais bares da ilha. Dois lugares sempre lotam nos 3 dias. Armazém Rita Maria e TOP Market, são sugestões!

No dia 27, na parte da manhã, rola o X-Plan Day, promovido pela X Plan, com objetivo de revolucionar a forma de fazer networking. A ideia é reunir 150 empresários que se conectem de forma estratégica. Se você quer participar, basta adquirir o ingresso aqui.

Nesse meio tempo, também acontece o Alquimia do Café, no dia 29, das 9h à 13h, na sede do Silva Schutz Advogados, que vou falar: tem uma das vistas mais privilegiadas do outro lado da ilha. Será o momento perfeito para reunir mentes inquietas e corações abertos, em um ambiente intimista, cheio de sabor, propósito e boas histórias.

E se você acha que acabou na sexta-feira, é porque não conhece o tradicional 49er Day, promovido pela 49 educação no sábado! Founders, investidores e líderes do ecossistema se reúnem para uma programação especial e networking qualificado.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP/PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças 2023/2024.

Leia também