Search

Florianópolis ganha primeiro estúdio audiovisual de IA generativa do Brasil

Foto: divulgação.

A catarinense Monking, empresa especializada em comunicação para inovação, acaba de anunciar a criação do primeiro estúdio audiovisual de IA generativa do Brasil.

A iniciativa foi viabilizada a partir de um investimento via marketing for equity na Treehouz, startup de criação de conteúdo com inteligência artificial generativa.

O estúdio, que funcionará como um laboratório para testar novos formatos de produção automatizada, será instalado no LinkLab, hub de inovação da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis.

Na parceria, a Monking atua como sócia da Treehouz e contribui com sua expertise em marketing e conteúdo para acelerar o crescimento da startup.

O espaço servirá como núcleo de pesquisa, testes e desenvolvimento de projetos com foco em IA generativa aplicada à imagem, vídeo, 3D e outras linguagens visuais. A empresa estima que o impacto do projeto poderá gerar uma transformação no mercado de comunicação, trazendo um volume de produção em escala.

“O conteúdo está cada vez mais automatizado, mas isso não significa que precisa ser genérico. Nosso objetivo é usar IA para escalar produção com criatividade e inteligência estratégica. Essa parceria nos permite entregar algo que nenhuma agência tradicional oferece hoje”, afirma Eduardo Vieira, CEO da Monking.

O laboratório contará com a participação de dois especialistas em criatividade e tecnologia. David Benalcázar Chang, COO da metaKosmos, startup brasileira em experiências imersivas para e-commerce e conteúdos virais, que atuará como parceiro apoiador, ao liderar a parte de pesquisa e oferecer consultoria estratégica em operações criativas.

Jacques Dequeker, fotógrafo de moda, diretor audiovisual e artista 3D com mais de 25 anos de carreira e trabalhos publicados em veículos como Vogue, Elle e GQ, vai utilizar o espaço como núcleo de desenvolvimento para seu DQKER AI Studio.

“Dar continuidade a esse trabalho através do laboratório em parceria com a Monking abre portas para testar limites, acelerar processos criativos com IA e transformar ideias em experiências visuais que realmente impactam”, garante David Benalcázar Chang, COO da metaKosmos e parceiro estratégico da Treehouz.

O movimento marca uma nova fase na trajetória da Monking, que nasceu em 2016 como agência de marketing e produtora audiovisual e hoje é referência em comunicação estratégica para empresas de inovação e transformação digital, como Ambev, Natura, iFood, BRF, Zé Delivery e Itaú.

Nos últimos anos, a empresa realizou mais de 70 projetos de inovação e registrou um crescimento de 9 vezes no período de 2020 a 2024.

“A Treehouz representa o futuro da criação de conteúdo, e esse investimento é um passo natural dentro da nossa visão de inovação para comunicação. Com o novo laboratório, queremos impulsionar o mercado criativo do Brasil para a próxima era”, afirma Eduardo.

Nos últimos nove anos, a Monking consolidou parcerias com hubs como o Cubo Itaú e a própria ACATE, foi reconhecida em rankings como o 100 Open Startups e o Startup Awards, Selo Dourado do Cubo Itaú, e lançou a TV Monking, um canal proprietário de mídia focado em negócios, marketing e inovação.

Agora, com a aposta em martech e inteligência artificial, a empresa quer deixar de ser apenas uma fornecedora de comunicação para startups e se posicionar como uma das protagonistas na transformação da indústria da comunicação.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também