A gigante têxtil Döhler acaba de receber o Prêmio Campeãs da Inovação pela conquista do 7º lugar em Santa Catarina e 25º lugar no ranking geral entre 80 empresas reconhecidas. Além disso, o case da empresa, a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil, foi eleito o mais inovador de SC.
A entrega do reconhecimento ocorreu no dia 24, em Curitiba (PR). Lucas Döhler, diretor industrial da companhia, recebeu os certificados e explicou aos presentes como funciona a toalha Marrocos feita parceria com o programa de rastreabilidade SouABR, da Abrapa.
“Com essa iniciativa, a gente ajuda a promover uma cadeia têxtil cada vez mais responsável e entregamos valor ao cliente porque ele passa a ter acesso a todos os detalhes de cada elo produtivo”, destacou.
Isso porque, ao apontar a câmera do celular para o QR code presente na tag da toalha, o consumidor vai saber de qual fazenda veio o algodão, passando pela Fiação, Tecelagem até o produto chegar às prateleiras. Em cada etapa os dados são inseridos em uma plataforma que usa a tecnologia blockchain para impedir qualquer alteração. Isso significa transparência e respeito ao consumidor.
A empresa, inclusive, foi a marca com o maior número de peças rastreadas do Brasil em 2024, segundo relatório divulgado pelo SouABR. Foram, no total, 131,6 mil peças rastreadas.
“Historicamente, a Döhler tem compromisso com inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Ser reconhecida por este prêmio é uma grande conquista e reforça o papel fundamental da inovação no crescimento, na adaptação ágil às mudanças do mercado e na criação de novas oportunidades de negócio”, pontua Udo Döhler, presidente do Conselho de Administração da Döhler.