Pesquisar

Como essa startup está ajudando a construção civil no Brasil com a digitalização do pós-obra

Foto: divulgação.

A gestão do pós-obra é um dos maiores gargalos enfrentados por construtoras no Brasil. Foi diante desse cenário desafiador que surgiu a Predialize, construtech que tem transformado a experiência de clientes e empresas do setor por meio da digitalização, automação e inteligência de dados.

A ideia nasceu da vivência do engenheiro civil Jean Sacenti, que trabalhou em médias e grandes construtoras e identificou uma série de ineficiências no atendimento pós-venda, como a dificuldade de organização de processos, entrega de manuais de uso e operação, atendimento técnico e comunicação com clientes.

O ponto de virada ocorreu quando ele ingressou na Softplan, em uma unidade de novos negócios, onde conheceu o desenvolvedor Rodrigo Brabo. Sob mentoria de Bruno Loreto e Marcus Anselmo, hoje à frente da TerraCota Ventures, os fundadores enxergaram o potencial de aplicar tecnologia para resolver um problema sistêmico do setor. Assim nasceu a Predialize: uma plataforma que centraliza e automatiza toda a gestão do pós-obra, trazendo eficiência operacional, segurança jurídica e uma melhor experiência para o cliente final.

Entre os principais problemas enfrentados pelo setor estão a baixa qualidade dos imóveis entregues, manuais físicos de difícil acesso, falhas na comunicação e elevado número de chamados técnicos improcedentes. A Predialize responde a essas dores com uma plataforma digital que entrega manuais em formato interativo, automatiza processos, permite o monitoramento de manutenções preventivas e organiza o atendimento técnico com mais agilidade e clareza”, destaca Jean.

Além disso, a solução garante conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e promove uma jornada mais fluida para síndicos, proprietários e construtoras.

Estamos falando de um mercado onde o pós-venda ainda é tratado de forma reativa. A nossa proposta é transformar essa fase da obra em uma vantagem competitiva para as construtoras e em uma boa experiência para os clientes”, complementa.

Números que reforçam o impacto

Hoje, a startup atua nacionalmente em 24 estados e mais de 230 cidades, com mais de 500 clientes com 1.780 empreendimentos utilizando a plataforma, impactando mais de 120 mil usuários ativos, entre engenheiros, profissionais de qualidade e assistência técnica, síndicos, proprietários e moradores.

No ano passado, foi reconhecida como uma das TOP 3 Construtechs no ranking 100 Open Startups, reforçando sua posição entre as mais inovadoras do setor.

Com uma equipe de 33 colaboradores, a empresa adota uma estratégia de crescimento sustentável, com geração de caixa positiva e planos ambiciosos para os próximos anos.

Neste ano, a empresa lançou duas funcionalidades que revolucionam a comunicação entre construtoras, proprietários e síndicos: notificações integradas ao WhatsApp e uma nova tela de agendamentos.

Com as notificações via WhatsApp, cada atualização, abertura de chamado, agendamento de visita ou conclusão de serviço, chega automaticamente ao proprietário, síndico ou prestador. O recurso elimina e-mails e ligações. Entre os clientes-piloto, a taxa de leitura saltou de 25% (e-mail) para 90% (WhatsApp), o tempo médio de resposta caiu de 8h para 3h, e os contatos telefônicos reduziram em 30%.

Já a nova tela de agendamentos de vistoria e reparos corretivos permite que o solicitante escolha, confirme ou altere datas diretamente no aplicativo. Com isso, as faltas em visitas caíram 35%, o tempo gasto com remarcações caiu 2 horas a cada 100 chamados, e um único atendente consegue cuidar de até 300 unidades, sem o uso de planilhas.

A startup contou, desde 2023, com o apoio de investidores-anjo estratégicos que impulsionaram sua tração no mercado. Com o modelo de negócio mais maduro, a startup inicia agora conversas com fundos de venture capital e analisa também editais de fomento e linhas de crédito subsidiadas. O foco segue claro: rentabilidade, escalabilidade e novas entregas com o uso de inteligência artificial, ampliando a eficiência operacional das construtoras, melhorando a experiência dos usuários na jornada pós-obra e fortalecendo a reputação das empresas com mais conformidade e segurança jurídica.

Com sede em Florianópolis, a startup não apenas impulsiona a digitalização da construção civil nacional, mas também se consolida como um dos cases mais promissores do ecossistema de inovação catarinense. Ao transformar um dos maiores gargalos do setor em diferencial competitivo, a startup projeta Santa Catarina como referência em tecnologia aplicada à engenharia, gerando empregos qualificados, atraindo capital de risco e reforçando o papel estratégico do estado no avanço da indústria da construção 4.0 no Brasil.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP/PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças 2023/2024.

Leia também