Pesquisar

Döhler apresenta Programa de Conservação Auditiva em evento do Sesi

Foto: divulgação.

A Döhler, indústria têxtil com sede em Joinville, foi convidada a apresentar seu Programa de Conservação Auditiva (PCA), que cuida e previne a perda auditiva dos funcionários, durante a 8ª edição do Café com Saúde, promovido pelo Sesi.

O programa é um case de sucesso executado em parceria com a instituição há mais de 20 anos e que se tornou referência na região.

“Em 2004, quando ninguém se preocupava com esse tema, a Döhler já investia no assunto e cuidava da saúde auditiva de seus trabalhadores”, afirmou Heloisa Conceição Martins, especialista em Audiologia Ocupacional do Sesi/Fiesc.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a poluição sonora como um dos problemas de saúde pública e, por isso, as organizações voltam cada vez mais o foco para este tema.

Programas que protegem a saúde auditiva dos trabalhadores, especialmente os que atuam em ambientes com ruído, mostram-se essenciais dentro das empresas.

Heloisa alerta sobre a importância da indicação correta do EPI para cada tipo de necessidade, a fim de criar uma barreira contra o ruído, e afirma que a conscientização precisa ser constante para reforçar a cultura da prevenção.

Durante o evento, a especialista em saúde corporativa e ocupacional Chaiane Bach falou sobre os benefícios do PCA.

A Döhler possui três profissionais dedicados nessa frente. Eles fazem desde os exames admissionais (anamnese, orientação e indicação do melhor protetor bem como treinamento do uso correto); cuidam do vencimento de cada protetor e fazem blitze com apoio da CIPA.

Além disso, a Döhler trabalha constantemente campanhas de orientação e prevenção usando datas como Dia Mundial da Audição, Dia de Conscientização ao Ruído e Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat). O acompanhamento para verificar o uso correto é contínuo.

Entre os principais ganhos do programa, Chaiane listou o monitoramento individualizado da saúde auditiva, conscientização e ampla adesão dos funcionários além do atendimento às normas legais pertinentes à saúde ocupacional.

“O mais importante de tudo, porém, é ter o funcionário com saúde auditiva”, finaliza.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também