Pesquisar

Döhler recebe visita de voluntários do Retalhos do Bem

Foto: divulgação.

Para comemorar o no Dia Nacional do Voluntariado, a Döhler recebeu a visita de voluntários do Retalhos do Bem, projeto da Fiesc que transforma resíduos têxteis em peças que levam conforto, acolhimento e amor às pessoas.

O projeto recebe toneladas de doações de empresas têxteis do Norte catarinense, como a Döhler, e confecciona itens como travesseiros, bonecas de pano (chamadas carinhosamente de Naninhas), capas de edredom, mantas e capas de caderno.

As peças depois são doadas a mais de 30 instituições, como casas de acolhimento, o Hospital São José, a Maternidade Darcy Vargas e o Hospital Infantil Joinville.

Durante a visita à empresa, os voluntários puderam conhecer de perto o processo de fabricação, visitaram o museu e conversaram com o diretor industrial Lucas Döhler, que frisou a importância do voluntariado e o trabalho feito pelo setor de Responsabilidade Social da Fiesc.

Lucas contou que costuma exibir a “naninha” que ganhou da Fiesc a clientes e fornecedores como uma peça que carrega propósito, muito valor socioambiental.

O Projeto Retalhos do Bem existe desde 2021 e já impactou milhares de pessoas em Santa Catarina. Em 2024 foram 14,5 mil kg de resíduos têxteis utilizados, 8,8 mil peças confeccionadas e doadas beneficiando 8.845 pessoas. Mantas foram enviadas ao Rio Grande do Sul para atender a vítimas da enchente.

Só a Döhler doou mais de 5,1 mil kg de tecidos ao projeto Retalhos do Bem entre o fim de 2023 e 2024. Neste ano, período de inverno, as voluntárias do projeto Retalhos do Bem aceleraram a confecção de cobertas a partir de malhas de colchão doadas pela Döhler.

As primeiras cobertas feitas foram doadas no início de agosto à Maternidade Darcy Vargas, às Irmãs Renascer, instituição de Joinville que acolhe mães gestantes em situação de vulnerabilidade e violência e para Sociedade Espírita Samaritanos de Maria (SESMA) que atende 84 famílias cadastradas.

Além de ressignificar as sobras de tecidos, criando peças com propósito e união de esforços entre voluntários, empresas, entidade, o projeto Retalhos do Bem é um exemplo de economia circular e de que é possível costurar um futuro mais humano e sustentável para todos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também