Quase 50 jovens de 16 a 21 anos foram desafiados a criar soluções inovadoras para problemas reais durante o PAQathon, hackathon realizado pela ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) dentro programação oficial do Startup Summit, no CentroSul, em Florianópolis.
Os projetos vencedores foram anunciados no estande do Sebrae Startups: em primeiro lugar ficou a equipe Previse. O segundo lugar foi para Família + e o terceiro ficou com DevPath.
Utilizando ferramentas de inteligência artificial, os participantes tiveram de pensar de forma colaborativa em respostas para problemas sociais concretos, com foco em inovação, inclusão e impacto positivo.
Além de proporcionar uma vivência prática em inovação e tecnologia, o PAQathon teve como objetivos estratégicos conectar instituições do terceiro setor, despertar habilidades empreendedoras, mapear talentos emergentes nas comunidades periféricas e disseminar o uso de IA como ferramenta acessível de transformação social.
O desafio contou com a participação de jovens de organizações como Technovation Girls, Pode Crer e Geração Caldeira. A iniciativa teve patrocínio do Economia SC.
“Mais do que um encontro pontual, o PAQathon é uma estratégia de articulação em rede. É sobre abrir portas, gerar conexões e mostrar que inovação também nasce na quebrada”, destaca Jeff Lima, CEO e fundador do PAQ.