Blumenau será palco de um debate crucial para o futuro do país: a descarbonização da economia. O evento, intitulado “O Futuro da Energia: Transição Energética, Novos Combustíveis e Mercado de Carbono”, integra a programação da Semana ODS na Prática, promovido pelo Movimento Nacional ODS SC em colaboração com o Coletivo Abya Yala – Escola da Terra, e da Fundação Universidade Regional de Blumenau.
O evento acontecerá no próximo dia 24 de setembro, da 13h30 às 18h, no Centro de Inovação de Blumenau, e trará profissionais das áreas de Energias, Inovação e Mercado de Carbono para debater o novo cenário Brasileiro, apresentando novos modelos de negócios.
O encontro, que ocorre anualmente em diversas cidades com a coordenação dos Comitês Locais do Movimento ODS, tem como objetivo dar visibilidade a iniciativas que contribuem para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A edição deste ano ganha um peso extra com a proximidade da COP 30, a Conferência das partes da ONU, que será sediada no Brasil, de 10 a 21 de novembro em Belém – PA.
A programação focará no futuro da energia, explorando a importância da transição para fontes limpas e renováveis. O debate vem em um momento oportuno, com a recente criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), que estabelece um marco regulatório para o mercado de carbono no país. A nova lei é vista como um catalisador para a inovação de baixo carbono e um incentivo para a redução de gases do efeito estufa.
A transição energética, além de ser um pilar da sustentabilidade ambiental, é apresentada como uma alavanca para o desenvolvimento econômico, com potencial para gerar empregos e atrair investimentos. O Movimento ODS, um grupo de voluntários que atua para promover a Agenda 2030 no estado de Santa Catarina, é o responsável pela realização do evento. O comitê executivo em Blumenau é composto por Carla Oliveira, Amélia Malheiros, Fernanda Rickmann, Elaise Sestren e Gisele Baumgarten.
“O consumo de energia no mundo aumentou mais em 2024 do que em toda a década anterior, o mercado de energia oferece novas fontes e novos modelos de negócios, a inovação no setor deu um salto que proporciona um novo momento no cenário nacional, colocando o Brasil como potencial líder global em energias limpas, somado a isso, a regulamentação do Mercado de Carbono nos coloca no momento perfeito para agirmos na redução das emissões de GEE, que alem de combater as mudanças climáticas levará o Brasil a uma posição de vantagem competitiva frente ao mercado Internacional, desenvolvendo uma nova economia verde”, destaca Carla Oliveira, coordenadora executiva do Movimento ODS SC.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui.