Pesquisar

Blumenau sedia evento sobre descarbonização da economia

Foto: divulgação

Blumenau será palco de um debate crucial para o futuro do país: a descarbonização da economia. O evento, intitulado “O Futuro da Energia: Transição Energética, Novos Combustíveis e Mercado de Carbono”, integra a programação da Semana ODS na Prática, promovido pelo Movimento Nacional ODS SC em colaboração com o Coletivo Abya Yala – Escola da Terra, e da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

O evento acontecerá no próximo dia 24 de setembro, da 13h30 às 18h, no Centro de Inovação de Blumenau, e trará profissionais das áreas de Energias, Inovação e Mercado de Carbono para debater o novo cenário Brasileiro, apresentando novos modelos de negócios.

O encontro, que ocorre anualmente em diversas cidades com a coordenação dos Comitês Locais do Movimento ODS, tem como objetivo dar visibilidade a iniciativas que contribuem para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A edição deste ano ganha um peso extra com a proximidade da COP 30, a Conferência das partes da ONU, que será sediada no Brasil, de 10 a 21 de novembro em Belém – PA.

A programação focará no futuro da energia, explorando a importância da transição para fontes limpas e renováveis. O debate vem em um momento oportuno, com a recente criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), que estabelece um marco regulatório para o mercado de carbono no país. A nova lei é vista como um catalisador para a inovação de baixo carbono e um incentivo para a redução de gases do efeito estufa.

A transição energética, além de ser um pilar da sustentabilidade ambiental, é apresentada como uma alavanca para o desenvolvimento econômico, com potencial para gerar empregos e atrair investimentos. O Movimento ODS, um grupo de voluntários que atua para promover a Agenda 2030 no estado de Santa Catarina, é o responsável pela realização do evento. O comitê executivo em Blumenau é composto por Carla Oliveira, Amélia Malheiros, Fernanda Rickmann, Elaise Sestren e Gisele Baumgarten.

“O consumo de energia no mundo  aumentou mais em 2024 do que em toda a década anterior, o mercado de energia oferece novas fontes e novos modelos de negócios, a inovação no setor deu um salto que proporciona um novo momento no cenário nacional, colocando o Brasil como potencial líder global em energias limpas, somado a isso, a regulamentação do Mercado de Carbono nos coloca no momento perfeito para agirmos na redução das emissões de GEE, que alem de combater as mudanças climáticas levará o Brasil a uma posição de vantagem competitiva frente ao mercado Internacional, desenvolvendo uma nova economia verde”, destaca Carla Oliveira, coordenadora executiva do Movimento ODS SC.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também