São raras as empresas que chegam aos 100 anos no Brasil. O último levantamento, feito pela Associação Comercial de São Paulo, revelou que apenas 190 das mais de 14,5 milhões de companhias registradas no país eram centenárias, ou seja, pouco mais de 0,01%.
Em Santa Catarina, a FIESC identificou 16 indústrias que conseguiram alcançar essa idade. O Prêmio Líderes do Brasil, maior reconhecimento multissetorial do país, prestará uma homenagem especial a duas catarinenses que completam 100 anos em 2025: a RenauxView, de Brusque, e a Duas Rodas Industrial, de Jaraguá do Sul.
Ambas serão distinguidas na categoria Empreendedorismo Catarinense, que valoriza a trajetória, relevância histórica, impacto socioeconômico e atuação ética ao longo de um século.
A cerimônia está marcada para o dia 5 de novembro, na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. Será uma festa exclusiva para 250 convidados, entre líderes empresariais e institucionais e autoridades de Santa Catarina. O evento regional antecede a premiação nacional, que ocorrerá no dia 1º de dezembro, em São Paulo.
Delton Batista, presidente do LIDE Santa Catarina e LIDE Rio Grande do Sul, destaca que celebrar a longevidade desses empreendimentos é uma forma de inspirar outros empreendedores:
“Ao reconhecer empresas centenárias, celebramos a força do empreendedorismo catarinense e a capacidade de adaptação que sustenta negócios ao longo de gerações. Essas histórias mostram que é possível crescer com ética, inovação e compromisso com a sociedade, atributos que definem a liderança que o LIDE valoriza”.