A I9 Orçamentos, startup que desenvolveu uma plataforma para elaboração de orçamentos de obras públicas e privadas, lançou uma nova funcionalidade: a Íris, assistente de Inteligência Artificial.
Rafael Maikon Voss, sócio e responsável pela área comercial da startup, explica que a ferramenta vai ser a nova parceira na elaboração de orçamentos de obras. Ele toca o negócio ao lado do sócio e CTO José Voss Junior.
“É uma IA especializada em realizar diversas tarefas ligadas à criação de orçamentos, desde uma simples busca por itens nos bancos de preços como SINAPI, SICRO e ORSE, até a criação de orçamentos completos de forma autônoma. Ela deve aumentar, e muito, a eficiência de trabalho de todos os usuários da plataforma”.
Através de comandos simples como “crie um orçamento de uma casa de 110m2 padrão médio de três quartos”, a Íris desenvolve o conteúdo e entrega o que o cliente precisa.
A IA é capaz de buscar itens nos 23 bancos disponíveis na plataforma, calcular quantidades, lançar, alterar e remover itens no orçamento, fazer revisão, tirar dúvidas sobre termos técnicos, navegar pelas páginas principais da plataforma e consultar múltiplos orçamentos na mesma conversa. Tudo isso de forma autônoma e rápida.
A I9 Orçamentos surgiu através da demanda de um cliente que queria detalhar os preços de um serviço. A partir de então, foi criada uma tela de consulta de itens e posteriormente um sistema de orçamentos.
A proposta do software é criar orçamentos mais rápidos e com uma base sólida de preços, sem depender de planilhas ou sistemas desatualizados. A plataforma já soma mais de 43 mil clientes atendidos e 139 mil orçamentos criados.
Na carteira de clientes estão empresas de engenharia, arquitetura, construtoras, empreiteiras, Engenheiros, orçamentistas, prefeituras e órgãos públicos de fiscalização. Os novos usuários da I9 Orçamentos recebem créditos gratuitos para testar a nova IA e comprovar o potencial da ferramenta.
A startup está incubada no Instituto Gene, entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau, um dos principais hubs de inovação e empreendedorismo da região.
A presença da startup no ecossistema representa um diferencial competitivo, já que possui acesso a ferramentas de apoio e sustentação ao negócio, além de mais visibilidade através de um networking amplo e mentorias.