Pesquisar

Joinville inaugura primeira praça sustentável do Brasil feita com lonas de outdoor

Foto: divulgação

Joinville acaba de inaugurar o que pode ser considerada a primeira praça sustentável do Brasil. A praça é construída com lonas de outdoor reaproveitadas.

O projeto, idealizado pela Mídia Clean transformou dois mil quilos de material publicitário descartado em 76 chapas para paredes, cinco bancos e floreiras, totalizando mais de 1.300 metros quadrados de lonas ressignificadas.

A iniciativa representa um marco na economia circular brasileira, unindo inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. O projeto utilizou tecnologia exclusiva desenvolvida especificamente para o reaproveitamento de lonas de comunicação visual, adaptada de processos originalmente criados para trabalhar com borracha.

“Quando fundei a Mídia Clean, há 15 anos, tinha uma certeza: queria construir algo genuinamente nosso, com olhar local e compromisso real com quem vive e investe nesta cidade. Esta praça representa nossa filosofia de olhar para Joinville com carinho, identificar oportunidades de contribuir e transformar ideias em realidade. É nosso presente para a cidade, um convite para que outras empresas também perguntem: como posso fazer parte da transformação positiva?”, afirma Jocilene Ramos, diretora da empresa.

A tecnologia por trás do projeto tem uma trajetória de desenvolvimento que remonta a 2017, quando foram estabelecidas as primeiras parcerias para o reaproveitamento de lonas aplicando logística reversa. O processo utiliza equipamentos patenteados com exclusividade para aplicação em materiais de comunicação visual da Eco Local.

“A questão da sustentabilidade vai além de um selo bonito na parede. Trata-se de tecnologia real, aplicada e comprovada. O Eco Local Aterro Zero que concedemos a esta iniciativa certifica que 100% dos resíduos coletados foram reaproveitados. Isso representa um avanço significativo nas ações de preservação e conscientização ambiental”, explica Filipe Oliveira, da EcoLocal, empresa responsável pela certificação ambiental do projeto.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também