Pesquisar

Bermo projeta crescer 40% na América Latina

Foto: divulgação.

A Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais, de Blumenau, planeja crescer 40% no mercado latino-americano até o fim de 2025. Para sustentar a expansão, a empresa iniciou a construção de uma nova planta industrial, prevista para ser inaugurada no início de 2027.

A nova fábrica ocupará o maior terreno já adquirido pelo grupo alemão ARI-Armaturen fora da Alemanha.

Desde 2016, a Bermo faz parte do grupo europeu e, desde o ano passado, passou a comandar diretamente a operação de vendas da ARI na América Latina, função antes centralizada na matriz alemã.

“A América Latina é uma região estratégica, com alto potencial de crescimento. Estamos estruturando operações locais sólidas para atender à demanda com agilidade e proximidade”, afirma Bernd Otto Bubeck, CEO da Bermo/ARI-Armaturen.

A empresa brasileira, que atua há 52 anos no mercado, já se consolidou como a maior fornecedora de componentes e acessórios para sistemas de vapor no Brasil, em termos de faturamento.

Atualmente, possui quase 170 colaboradores e 12 unidades de vendas e engenharia distribuídas pelo país, além de filiais comerciais na Argentina e na Colômbia.

Centro regional de distribuição e inovação

A mudança no modelo de operação transformou a matriz da Bermo em Blumenau em um hub regional para distribuição e suporte técnico dos produtos ARI.

A estratégia inclui a ampliação da rede de assistência técnica autorizada e o fortalecimento de canais com distribuidores em 11 países latino-americanos.

Como parte dessa atuação regional, a empresa promoveu recentemente o “1º Encontro Técnico Comercial Latam 2025”, reunindo representantes da Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Honduras, Costa Rica, República Dominicana e El Salvador.

Durante o evento, realizado em agosto na sede da empresa, os participantes receberam treinamentos técnicos, atualizações sobre o portfólio de produtos e informações estratégicas para atuação comercial em seus países.

“Nosso foco está em soluções integradas que acompanhem as transformações da indústria 4.0. Isso vale tanto para os produtos fabricados na Alemanha quanto para os desenvolvidos no Brasil, com tecnologia própria”, destaca Bruno Abreu, diretor de Marketing da Bermo.

O portfólio nacional da Bermo inclui trocadores de calor, válvulas de descarga de fundo, resfriadores de amostra, visores de fluxo, bombas de condensado, pasteurizadores alimentícios, sistemas de filtração e equipamentos voltados à eficiência energética em processos térmicos.

Certificação técnica internacional

Três distribuidores, da Costa Rica, Peru e Colômbia, permaneceram na sede da Bermo por mais três dias após o evento, para receber certificação como centros de assistência técnica autorizada ARI.

Com isso, a empresa amplia a rede já existente em países como Chile, República Dominicana, Equador, Honduras, Bolívia e Argentina.

“Nosso compromisso é unir tecnologia de ponta com presença local qualificada. O sucesso depende dessa conexão entre inovação global e suporte próximo ao cliente”, reforça Thomas Eschen, gerente territorial de vendas da ARI-Armaturen, com sede na Alemanha, que também participou do encontro.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também