A Audaces, fashion tech ítalo-brasileira referência em tecnologia para a indústria da moda, encerra em 31 de outubro a segunda edição do Audaces Lab, seu programa de aceleração de startups realizado em parceria com o Sebrae/SC.
A inteligência artificial (IA) foi a protagonista desta edição, aplicada na prática em diferentes frentes, da análise de dados para previsão de tendências e comportamento do consumidor, até automações criativas, personalização de experiências no e-commerce e otimização de processos produtivos e comerciais.
Conforme Jorge de Paula, diretor de novos negócios da empresa, foi possível observar uma evolução significativa das empresas ao longo da jornada de imersão, que durou cinco meses.
“O programa também gerou novas oportunidades de parceria comercial e tecnológica entre startups e as áreas internas da Audaces, reforçando nosso posicionamento como hub de inovação aberta”.
Foram cerca de 50 startups inscritas, com 14 selecionadas, vindas de diversas regiões do país. Entre as participantes está a Vurdere, de São José dos Campos (SP), especializada em avaliações de comércios eletrônicos.
“Nosso principal aprendizado foi a estruturação da equipe de vendas e pré-vendas para suportar o crescimento do negócio. Desde que o programa começou, em maio, conseguimos colocar em prática campanhas de outbound e montamos um time de vendas interno”, avalia o cofundador da startup, Daniel Pisano.
Para o cientista da computação Vitor Hugo Furtado, sócio-administrador da startup Dataprobe Analytics, de Jaraguá do Sul, o Audaces Lab foi uma oportunidade real de aplicar IA e pesquisa operacional a problemas concretos do setor.
“O programa mostrou que inovação não está apenas na tecnologia, mas na forma como ela se conecta às pessoas e aos processos. Foi marcante perceber o poder do trabalho multidisciplinar, unir tecnologia, logística e produção em torno de um propósito comum”.
“Quando unimos grandes empresas, startups e instituições comprometidas com a inovação, o resultado é transformação real”, afirma Douglas Luís Três, analista de negócios do Sebrae/SC.
Para ele, a parceria com a Audaces é mais um passo para conectar pessoas, compartilhar tecnologia e abrir caminhos para que os pequenos negócios prosperem em um mundo cada vez mais movido pela inteligência artificial.
Cada empresa selecionada teve acesso a uma plataforma com 45 ferramentas de apoio ao desenvolvimento do negócio, do DNA ao Go To Market, passando pela experiência do cliente. O programa foi realizado na metodologia da TXM Methods, que já ajudou a formar mais de 800 startups.
Próximos passos
Enquanto a primeira edição do Audaces Lab focou em Santa Catarina, este ano marcou a expansão do programa para todo o Brasil, em modalidade híbrida, mudança que veio acompanhada de aperfeiçoamento dos processos de seleção, acompanhamento e mentoria, tornando a jornada mais conectada às necessidades reais do mercado.
Os encontros presenciais em Florianópolis foram realizados na nova sede da Audaces, inaugurada em agosto deste ano, projetada justamente com o propósito de servir como hub de inovação.
Agora, a empresa mira na internacionalização do Lab. A ideia é que a próxima edição, ainda sem data definida, tenha abrangência global e envolva novos parceiros estratégicos.
“Queremos ampliar o alcance das soluções e aumentar a capacidade de tração das startups”, afirma Jorge de Paula.
O programa é hoje o principal pilar da estratégia de open innovation da Audaces, funcionando como um laboratório de experimentação onde a empresa se aproxima de novas tecnologias e modelos de negócios.
“O engajamento com startups mostra que o futuro da moda digital será cada vez mais colaborativo, baseado em dados e potenciado pela IA. A Audaces passa a atuar não apenas como fornecedora de tecnologia, mas como plataforma de inovação para todo o ecossistema da moda, conectando indústria, varejo e criadores”, finaliza.
A cerimônia de encerramento do Audaces Lab 2025, no dia 31 de outubro, será na sede da Audaces em Florianópolis, com apresentação dos pitches das startups e presença de mentores e executivos da empresa.