A HostGator América Latina começou a operar parte de sua infraestrutura na Oracle Cloud Infrastructure (OCI), em São Paulo. A mudança marca a estreia da empresa com servidores locais no país e o início de uma nova fase de expansão.
A companhia aposta em duas frentes complementares: melhor desempenho para sites e aplicações hospedadas no Brasil e uma linha de servidores avançados, com sistemas operacionais e aplicações pré-instaladas, voltada a clientes técnicos e startups que buscam alta performance e previsibilidade de custos.
No total, a empresa deve investir cerca de R$ 10 milhões em projetos que envolvem as áreas de produto, engenharia, projetos e marketing até o fim do ano.
Os primeiros testes realizados com o GTMetrix indicam melhorias significativas na performance dos sites hospedados, com tempo médio de carregamento abaixo de 300 milissegundos e redução completa de travamentos durante a navegação.
O desempenho também atingiu até 100% de nota em performance, superando benchmarks de mercado, e estrutura de página com até 97% de eficiência, além de estabilidade visual total (CLS 0.0), métricas que contribuem para melhor experiência do usuário e ranqueamento em buscadores.
“A parceria com a Oracle nos permite operar com menor latência e entregar carregamento mais rápido para sites e aplicações hospedadas no Brasil. É um avanço técnico importante para a nossa base na América Latina”, afirma Ricardo Melo, VP of Growth & Product na HostGator LatAm.
Segundo ele, a migração representa um passo decisivo na modernização da infraestrutura da empresa e na preparação para novas soluções baseadas em alto desempenho e automação:
“Os resultados obtidos nos primeiros testes mostram ganhos consistentes de velocidade e estabilidade, colocando a HostGator à frente dos principais players do mercado em requisitos essenciais de performance”.
A migração faz parte de uma transição global iniciada pela Bluehost (grupo do qual a HostGator faz parte) que já registrou desempenho médio 2,5 vezes superior ao do mercado em diferentes regiões.
No Estados Unidos e Europa, os sites hospedados na nova infraestrutura carregam em menos de meio segundo, enquanto a média de mercado ultrapassa um segundo. Além disso, a operação global atingiu 99,99% de disponibilidade (uptime), frente à média de 99,92%, o que representa 45 minutos a menos de inatividade por ano.
Os ganhos vêm da combinação de armazenamento NVMe, memória DDR5 e processadores até 6 vezes mais rápidos que o padrão de mercado, além de RAM 14 vezes mais veloz. Isso garante maior estabilidade sob picos de acesso e processamento otimizado de sites WordPress, e-commerces e aplicações de alto tráfego.
Segundo a empresa, a nova infraestrutura será estendida para outros países da América Latina nos próximos dias, acompanhando o plano de expansão regional.
Com mais de 625 mil clientes na região, a HostGator vem fortalecendo sua atuação com foco em automação e inteligência artificial voltadas à criação de sites e à gestão da presença digital.