O livro Ponte para Investimentos: caminhos para financiar o empreendedorismo inovador chega ao mercado com o objetivo de traduzir, de forma acessível e estratégica, como o capital circula nos ecossistemas de inovação e o que realmente faz a diferença na jornada de captação de recursos.
A obra se propõe a ser um guia completo sobre as engrenagens financeiras que impulsionam startups, negócios e territórios — da rodada anjo até a abertura de capital, passando por M&As, venture capital, internacionalização, editais e novos formatos como tokenização. O lançamento oficial ocorre no dia 28 de outubro, às 19h, na Casa Hurbana Bocaiúva, em Florianópolis.
Idealizado e organizado por Cássia Liandra Carvalho (estrategista em inovação e comunicação, cofundadora e CMO do Cidade Inovadora) , Flavia Bitencourt (investidora, mentora e advisor de startups) e Marina Leite (sócia e head de relações com investidores da Quartzo Capital), o livro nasce de um ponto de vista privilegiado: o de três profissionais com trajetórias complementares em branding, finanças e investimentos, que participam diretamente na estruturação de capital e no desenvolvimento de negócios no Brasil.
Todos os capítulos são assinados por mulheres que constroem o ecossistema brasileiro de investimentos, atuando em fundos, startups, operações de M&A, editais, inovação pública, governança e estruturação de veículos financeiros. Mais do que reunir conhecimento técnico, a publicação entrega reflexões práticas, experiências reais e estratégias que ajudam a compreender e navegar no complexo sistema de financiamento da inovação, com foco nos desafios enfrentados por quem está construindo negócios de impacto em diferentes estágios.
Publicado pela Santa Editora, com edição executiva de Letícia Wilson, integra a série Ponte para a Inovação, iniciada em 2021 com o livro homônimo organizado por Rodrigo Lóssio e Daniel Leipnitz. A série já abordou os fundamentos da criação de ecossistemas empreendedores e os caminhos da internacionalização de startups.
Um guia para ecossistemas de investimentos
A obra é dividida em cinco blocos temáticos — Entendendo o jogo, Caminhos para captação, Governança e crescimento, Antes do cheque e Pontes que deram certo — e reúne 25 capítulos assinados exclusivamente por especialistas atuantes no setor, de organizações como Bradesco BBI, XP Asset Management, B3, Finep, Mercado Bitcoin, Crescera, Paytrack, StarPay, Nanovetores, Endeavor Brasil, ACATE, Sebrae, entre outros. Os textos revelam o ciclo do capital e as variáveis que influenciam a decisão de investimento, a maturidade dos negócios e o acesso a diferentes fontes de recursos.
Entre os destaques do conteúdo estão temas como o investimento anjo e sua função no amadurecimento de ecossistemas, apresentados por Maria Rita Spina Bueno (Anjos do Brasil e Rock It); estratégias e execução de veículos de investimento eficazes, explorado por Priscila Rodrigues (XP Asset Management); a transição crítica entre a fase seed e a Série A, analisada por Maria Fernanda Musa (Endeavor); as estratégias do lado comprador em operações de fusões e aquisições, com Karolyna Guedes Schenk (Bradesco BBI); e as novas fronteiras das teses de investimento no Brasil, discutidas por Laura Constantini (NidoVC). Os capítulos oferecem visões de quem estrutura fundos, realiza aportes estratégicos e acompanha de perto os movimentos de mercado.
Além da base teórica e das estratégias de captação, o livro também apresenta cases práticos que ilustram como empresas brasileiras estão conseguindo acessar capital com inteligência e estrutura. Entre eles, a trajetória da StarPay, com Julia Almeida, detalha estratégias para captação; Betina Zanetti Ramos relata como a Nanovetores articulou o uso de recursos públicos; Daniele Amaro, da Paytrack, compartilha aprendizados de escala e captação da empresa; e Ingrid Barth, da PilotIn, mostra como construiu uma jornada de escalada com apoio de governança sólida e conexões estratégicas.
Lançamentos em Florianópolis e São Paulo
O evento, em outubro, marca o início da distribuição oficial da obra, que também contará com um segundo lançamento em São Paulo ao longo de novembro. A publicação já está disponível em pré-venda no site oficial clicando aqui, em versão impressa. Em breve, também será lançada a edição digital (e-book), ampliando o acesso ao conteúdo em todo o país.
A iniciativa é viabilizada com patrocínio de Softplan, Starian e Instituto Pedra Branca, além do apoio de Dialetto e Hurbana. Parte dos lucros da obra será destinada a projetos de formação de talentos na área de tecnologia, especialmente voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, para reforçar o compromisso do projeto com o fortalecimento do ecossistema de inovação de forma mais ampla, inclusiva e sustentável.