A manezinha Indicium anunciou nesta terça-feira, dia 4, a fusão com a britânica Mesh-AI, em um movimento que marca a criação da Indicium AI, única consultoria 100% especializada em dados e IA com presença global.
Enquanto grandes consultorias dividem o foco entre múltiplos serviços, a Indicium AI vai dedicar toda sua operação à transformação empresarial com IA, combinando engenharia de ponta, frameworks proprietários e parcerias com líderes tecnológicos, para atender empresas de grande porte em todos os estágios de maturidade digital.
O processo une duas empresas que estão na vanguarda da inovação em dados e inteligência artificial, com clientes como PepsiCo, Burger King, Bayer, Experian, National Grid e EDF Energy.
Ambas vêm impulsionando a transformação empresarial por meio da IA e atendem organizações dos setores de serviços financeiros, energia e utilities, farmacêutico, varejo e bens de consumo, manufatura e mídia, entre outros.
Juntas, elas vão oferecer soluções ponta a ponta que ajudam empresas globais e companhias Fortune 500 a gerar valor mensurável a partir de dados e IA.
A nova companhia reúne mais de 600 especialistas, com milhares de projetos entregues na área e foco de atuação nas Américas e Europa.
A novidade vem pouco mais de um mês após a catarinense receber um inédito investimento da Databricks Ventures, braço de investimento da Databricks.
“O mercado global de IA corporativa vive um ponto de inflexão. A união entre Indicium e Mesh-AI combina profundidade técnica, presença global e uma cultura centrada em resultados de negócio“, destaca Matheus Dellagnelo, cofundador e CEO da Indicium, que agora passa a ocupar o posto de CEO Américas da Indicium AI.
Os demais cofundadores seguirão na nova empresa atuando em papéis estratégicos nas áreas de inovação, tecnologia e crescimento global.
“Nosso foco agora é expandir a presença nas Américas e na Europa, onde já observamos forte demanda por soluções de dados e IA em larga escala“, complementa.
A Indicium AI será liderada globalmente por Kelly Manthey, executiva com mais de 25 anos de experiência em consultoria e transformação digital e ex-CEO da Kin + Carta, onde ela liderou a consultoria global e as operações em diversos mercados.
Jacob Parsons, CEO da Mesh-AI, atuará como CEO Europa da nova empresa. Ambas as marcas seguirão operando de forma independente até o lançamento oficial da nova marca Indicium AI, previsto para o primeiro trimestre de 2026.
A fusão também amplia as oportunidades de desenvolvimento profissional e mobilidade internacional para atuais e novos talentos da empresa no Brasil, expandindo contratações em todo o mundo e investindo em programas de certificação e capacitação técnica.