Pesquisar

Florianópolis terá Centro de Inovação Social de Periferia

Foto: divulgação

Florianópolis dará um passo decisivo rumo à inclusão produtiva e ao fortalecimento da inovação social com a implantação do CIS Monte Serrat – Centro de Inovação Social de Periferia, um equipamento inédito na cidade, idealizado pelo Instituto Pe. Vilson Groh (IVG).

O projeto será construído no Monte Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, território central e estratégico da capital e nasce com a missão de integrar juventudes, empreendedores locais, tecnologia e cultura em um único espaço de desenvolvimento comunitário.

O espaço está orçado em R$ 11,1 milhões, valor a ser viabilizado por meio de cofinanciamento entre o Fundo Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e contrapartida do próprio IVG.

Ao entrar em operação, deverá atender 500 jovens e adultos por ano, com impacto potencial em mais de 40 mil moradores.

Embora Florianópolis seja reconhecida nacionalmente como polo de inovação e tecnologia, a cidade ainda convive com indicadores sociais preocupantes.

Segundo dados do Observatório de Inovação Social e do ICOM (2020), 20% das crianças e adolescentes vivem em situação de pobreza e 44% dos jovens entre 15 e 29 anos estão fora da escola.

O Maciço do Morro da Cruz reúne aproximadamente 16 comunidades, formando o maior território de vulnerabilidade urbana da Capital, apesar de estar a apenas minutos da área central e de instituições âncoras da inovação catarinense. Para o Padre Vilson Groh, presidente do IVG, essa contradição revela a urgência do espaço:

Quando falamos em inovação, não estamos falando apenas de tecnologia. Estamos falando de vidas. O CIS nasce do desejo profundo de que nenhuma criança do Maciço precise deixar sua comunidade para acessar conhecimento, cultura ou oportunidades. Queremos que elas encontrem tudo isso no lugar onde vivem, onde têm suas raízes, seus afetos e suas histórias“, destaca.

Com projeto arquitetônico contemporâneo e funcional, contará com praça de convivência e eventos; biblioteca e áreas de estudo; laboratórios de programação, design, audiovisual e edição; espaço maker; estúdio de música; coworking; salas multiuso e laboratório de pesquisa e criação.

O espaço contará com dois programas formativos contínuos: a Jornada Juventude Empreendedora, para adolescentes e jovens entre 14 e 17 anos, com foco em tecnologia, cultura, mundo do trabalho e letramento empreendedor, e a jornada Maciço Empreendedor, voltada a empreendedores periféricos, oferecendo cursos, mentorias, aceleração, gestão, inovação e acesso a capital semente.

As obras se iniciaram hoje, 26 de novembro, com previsão de inauguração no início de 2027. Para essa construção o IVG busca o financiamento junto ao BNDES e parcerias consolidadas com: Cassol Pré-Fabricados, D/Araújo, Empresas Dimas, Engie, Grupo Guga Kuerten, Methafora Arquitetos, Supermercados Imperatriz, Teltec, WOA, doadores individuais e parceiros institucionais Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), ACATE, Floripa Sustentável e Sebrae-SC.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também