Pesquisar

Fundo de CVC da ArcelorMittal compra parte da AltoQi

Felipe Althoff, CEO da AltoQi. Foto: divulgação

A ArcelorMittal anunciou mais um investimento por meio do Açolab Ventures, seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC), desta vez na catarinense AltoQi, que atua com desenvolvimento de softwares BIM para projetos de engenharia e gestão digital da construção.

A operação, que resulta na aquisição de uma participação minoritária na empresa e cujo valor não foi divulgado, marca a entrada da oitava investida no portfólio do fundo.

“A AltoQi conecta engenharia, dados e eficiência de um jeito que transforma a maneira como projetos são concebidos. Essa integração é decisiva para ampliarmos a oferta de soluções em aço de maior valor agregado. O investimento também reforça nosso compromisso com a inovação, reconhecido recentemente no Ranking 100 Open Startups, no qual fomos eleitos a empresa mais inovadora da década”, afirma Rodrigo Carazolli, diretor de Transformação do Negócio ArcelorMittal Aços Longos e Mineração Brasil. 

Para Felipe Althoff, CEO da AltoQi, o investimento da ArcelorMittal acelera nossa estratégia de evoluir para um ecossistema de gestão digital capaz de integrar engenharia, dados e processos com mais eficiência:

“Em um setor historicamente desconectado e com baixa maturidade tecnológica, essa parceria fortalece a transformação da cadeia da construção rumo a soluções mais conectadas, inteligentes e sustentáveis. Esse movimento impulsiona a industrialização, estimula a adoção de novas tecnologias e eleva o patamar de eficiência do setor no Brasil.”

De acordo com Rui Gonçalves, fundador da AltoQi, a empresa acredita que a industrialização da construção passa, necessariamente, pela digitalização dos projetos:

“Diante de um setor marcado pela escassez de mão de obra e pela necessidade crescente de produtividade, a integração de informações em ambiente digital se torna essencial para viabilizar a fabricação de componentes industrializados, reduzir a variabilidade e aumentar a eficiência nos canteiros. A digitalização é, portanto, o caminho para transformar conhecimento técnico em processos repetíveis, precisos e escaláveis, condição fundamental para uma construção mais rápida, segura e competitiva”.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP, board member do Economia PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 100 dos + Admirados da Imprensa no Brasil em 2025.

Leia também