Pesquisar

Retrospectiva SCMC 2025: inovação, cultura e fortalecimento da moda de SC

Foto: divulgação

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) encerrou o ano com um dos mais atuantes de sua trajetória, somando 64 eventos e mais de 3.900 participantes em iniciativas voltadas à moda, cultura, design, inovação, tecnologia e gestão.

O calendário integrou viagens nacionais e internacionais, formações especializadas, experiências culturais, programas educacionais e encontros de liderança, consolidando o papel do SCMC como agente de transformação no ecossistema catarinense.

O ano começou em janeiro com o Criative-se POA, imersão que levou os participantes ao Inspiramais, maior salão de design e inovação de materiais da América Latina, ao Instituto Caldeira e ao centro administrativo da AR&CO.

Em fevereiro, o destaque foi a Semana NRF 2025 com Carlos Ferreirinha, que compartilhou insights sobre o Retail’s Big Show e os movimentos do varejo observados em Nova York.

Em março, o Criative-se São Paulo integrou atividades do Design Weekend (DW!), com visitas à BaFu, Galeria Metrópole, Edifício da Misericórdia, Feirinha Rosenbaum e IED, além de uma aula de Mário Queiroz sobre conexões entre arte e moda. No dia 29, deu início ao Moda Amanhã 2025, com a palestra de Kim Trieweller sobre futuros da moda.

Em maio, os jovens ganhadores do Sandbox 2024 participaram de uma experiência de inovação em São Paulo, com visitas ao Cubo Itaú, Google e Melicidade. Já em julho, alunos e professores do Moda Amanhã participaram de uma nova imersão, passando pelo Inspiramais edição julho, Colabora Moda Sustentável e Japan House.

Entre julho e agosto, promoveu a 5ª edição do Tour do Algodão, experiência que levou o público ao campo para conhecer processos da cadeia produtiva. Na sequência, de 30 de agosto a 10 de setembro, ocorreu a Missão SCMC Ásia, realizada em parceria com a FFX, destinada a líderes empresariais interessados em inovação e tecnologia. Os aprendizados foram compartilhados no Pós-Ásia 2025, em outubro, na PremierSoft.

Também em outubro, entre os dias 17 e 20, as vencedoras do Moda Amanhã 2025 viveram uma imersão cultural em São Paulo com participação na 60ª SPFW, visita à 36ª Bienal de Arte, à Pinacoteca e às principais ruas de varejo.

As verticais de formação também tiveram papel central, A Vertical Comercial, com Marcelo Caetano, contou com cinco encontros sobre estratégia e gestão. A Vertical Branding, com Giuliny Shauer, promoveu quatro encontros sobre marcas e experiências. Já a Vertical de Transformação Digital, com Leonam Nagel, realizou quatro encontros com foco em inteligência artificial aplicada aos negócios. Complementando a agenda, a vertical #GentequeFaz reuniu lideranças em oito encontros dedicados à troca de boas práticas.

Entre março e setembro, o Moda Amanhã 2025 estruturou uma jornada completa de formação para estudantes, com consultorias criativas, desafios reais e aulas com especialistas como Regina Ferreira (Fashion Law), Priscila Faiad (Tecnologia Têxtil) e Dario Caldas (Tendências). O encerramento ocorreu com um desfile no Santa Catarina Fashion Week, promovido pelo Sebrae.

Os vencedores receberam prêmios que impulsionam sua entrada no mercado: o primeiro lugar ganhou uma máquina de costura Jack AMH2, manequim de moulage, licença Audaces360 e experiência de moda e cultura em São Paulo; o segundo recebeu uma máquina Jack da Welttec, licença Audaces360 e a mesma experiência; o terceiro, licença Audaces360 e experiência cultural.

Com iniciativas que atravessaram educação, tecnologia, mercado, cultura e inovação, 2025 marca um ciclo de expansão e fortalecimento do SCMC. O movimento segue comprometido em inspirar, conectar e formar profissionais para o futuro da moda catarinense e brasileira.

“Quando recebi o convite para presidir o SCMC na gestão 2024-2025, a primeira sensação foi de muito orgulho e responsabilidade. Nesses dois anos, ainda mais especiais pelo marco de 20 anos de história, vivenciamos muitos aprendizados e realizações. Éramos 28 empresas e realizávamos até 53 eventos por ano. Hoje, ao encerrar este ciclo, celebramos 118 eventos, 50 marcas associadas e uma relação cada vez mais próxima entre empresas e instituições. Além da celebração dos 20 anos do SCMC, tivemos a Missão Ásia, a primeira protagonizada pela nossa plataforma, que simboliza nosso compromisso com inovação, conhecimento e futuro. Encerro esse ciclo com muita gratidão à diretoria, equipe e a cada associado. Tenho certeza de que o SCMC segue cada dia mais forte, conectado e preparado para continuar transformando a moda catarinense”, destaca Matheus Fagundes, atual presidente do SCMC.

Em 2026, o SCMC celebrará seu 21º aniversário. Atualmente, a organização conta com 48 empresas associadas, mantendo uma parceria essencial e honrosa com as universidades estaduais. As empresas associadas são: Fakini, Diklatex, Gerson Otto, Altenburg, Audaces, Coratex, Dalila, Cia Hering, Dalcosta, Daniela Tombini, Brasil Botões, Sizebay, Uoou Solutions, Angel, Dois Rios, Beagle, Delta Máquinas, Blumenau Iluminação, Meias Loa, Marina e Gabriella, Objeto Brasil, Latina, Huvispan, Grupo Cristina, Grupo Marlan, Hi etiquetas, Tony Fun, Fundação Hermann Hering, Marisol, Viva Embalagens, ONDM, FashionLab, Grupo Kamylus, TodoLivro, Tecnoblu, Scar, Andritex, Censi, Karsten, Villa Têxtil, Keiser, Chantelle, Círculo, Oceano, Trussardi, Trtêxtil, Systêxtil e Brandili.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também