O dia de ontem marcou um feito inédito para o ecossistema de tecnologia brasileiro. Enquanto liderava a missão brasileira na cerimônia de abertura do Global Innovators’ Zhejiang Tour 2025, na China, Leandro Piazza, CEO da 49 Educação, formalizou um acordo de cooperação internacional com o prestigiado Yangtze Delta Region Institute of Tsinghua University.
Numa sincronicidade rara, no mesmo dia, do outro lado do mundo, ele foi nomeado o Agente de Inovação TOP 1 de Santa Catarina, vencendo o Prêmio Inovação Catarinense 2025 – Professor Caspar Erich Stemmer, concedido pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
A assinatura do acordo ocorreu na província de Zhejiang, uma das regiões mais dinâmicas da economia chinesa e berço de gigantes como o Alibaba. O Yangtze Delta Region Institute, ligado à Universidade Tsinghua é hoje o epicentro de pesquisas em Deep Tech, Inteligência Artificial e Biotecnologia.
“Não fomos à China para fazer turismo técnico. Fomos buscar acesso. O que vi no instituto da Tsinghua, com mais de 60 fábricas conectadas e bilhões em investimento em ciência aplicada, é o futuro da nova economia. Ao assinar este acordo, trazemos para o Brasil não apenas a possibilidade de parcerias, mas um novo mindset de execução e escala,” afirma.