Com o início de um novo ano, o planejamento volta a entrar em pauta nos negócios. O momento é uma oportunidade para que empreendedores adotem uma gestão mais estruturada e coloquem na ponta do lápis os objetivos que pretendem atingir.
Para Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC, as micro e pequenas empresas que planejam com antecedência têm maior capacidade de adaptação às mudanças econômicas, tecnológicas e de consumo, fatores que devem seguir em transformação.
“Planejar significa reduzir incertezas. Quando a empresa organiza finanças, metas e processos, ela passa a tomar decisões com base em dados e não apenas em urgências do dia a dia”.
No primeiro semestre de 2025, Santa Catarina registrou um crescimento de 21% na abertura de pequenos negócios, ultrapassando a marca de 151 mil novas empresas desse porte entre janeiro e junho, segundo pesquisa do DataSebrae.
Os números reforçam que o início do ano é um período que concentra oportunidades para quem deseja iniciar ou estruturar o próprio negócio.
Para Ionita, um dos pilares em todo início de ano tem que ser a organização financeira.
“O Sebrae/SC orienta que os empresários revisem custos, margens e fluxo de caixa, estabeleçam reservas de emergência e projetem receitas e despesas para os próximos 12 meses”.
Já na parte digital, ferramentas acessíveis permitem que as PMEs ampliem a presença no mercado, automatizem processos e se aproximem do cliente.
“A adoção de soluções simples, como sistemas de gestão, plataformas de venda online e uso estratégico das redes sociais dos negócios aumentam a competitividade, impactando diretamente no lucro”.
Além da gestão financeira e da atenção ao marketing, o planejamento para PMEs passa também pela capacitação contínua das equipes e pelo incentivo à inovação.
Investir em qualificação, seja em gestão, atendimento, vendas ou tecnologia, contribui para a melhoria de processos e para o aumento da produtividade.
Para apoiar os empreendedores, o Sebrae/SC oferece capacitações, programas e orientações para diversos segmentos.
“O pequeno negócio não precisa e não deve caminhar sozinho. O Sebrae está ao lado do empreendedor para transformar o planejamento em resultado”, finaliza.