A Polícia Civil de Santa Catarina inaugurou esta semana um centro que amplia a capacidade investigativa da corporação ao integrar tecnologia, inteligência de dados e equipes especializadas para apoiar investigações de alta complexidade.
O PCSC LABTECH está no Ágora Tech Park, em Joinville. É o primeiro laboratório avançado de análise e extração de dados da instituição do órgão.
A cerimônia contou com presença de autoridades como o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, o Delegado Regional de Polícia de Joinville, Rafaello Ross, além de deputados, vereadores e força de segurança do município e representantes do ecossistema de inovação.
O espaço foi concebido para apoiar investigações de maior complexidade, ampliando a capacidade analítica a partir do uso intensivo de dados, infraestrutura tecnológica dedicada e equipes especializadas.
A iniciativa surge em um contexto marcado pela crescente sofisticação das dinâmicas criminais, especialmente no ambiente digital, no qual organizações criminosas, fraudes estruturadas e esquemas de lavagem de dinheiro passaram a operar com alto grau de tecnologia, volume massivo de informações e estratégias cada vez mais complexas de ocultação de rastros.
Neste ambiente, o laboratório se consolida como um eixo estruturante da modernização da atividade investigativa, reunindo, em um único ambiente, estruturas estratégicas da instituição, como o Cyberlab da Gerência de Cyberinteligência, o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), o Datalab e a Gerência de Tecnologia da Informação (GETIN).
Essa integração permite uma atuação mais coordenada entre inteligência policial, análise de dados e suporte tecnológico, qualificando o tratamento das informações e ampliando a capacidade de resposta da polícia frente a crimes de alta complexidade.
“Ao sediar um laboratório inédito dentro da estrutura da Polícia Civil catarinense, o Ágora consolida seu papel como ambiente neutro de articulação entre inovação, dados e políticas públicas”, ressalta Emerson Edel, diretor-presidente do Instituto Ágora.