O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) realizou, no dia 5 de fevereiro, no Grande Teatro da SCAR, em Jaraguá do Sul, o Kickoff SCMC 2026, evento que marcou a abertura oficial do ano com uma programação voltada à inspiração, ao futuro e à valorização do diferencial humano.
O evento foi uma realização do SCMC, com apoio do Sebrae, e parceria com a CDL Jaraguá do Sul, ACIJS, ACIB e SINTEX.
Reconhecido como um dos principais espaços culturais do estado, o encontro reuniu palestras e performances conectando superação, inovação, tecnologia, criatividade e cultura brasileira, reforçando o papel do SCMC como um polo de ideias, conexões e transformação do ecossistema criativo.
Entre os destaques da noite esteve Derek Rabelo, surfista profissional e um dos atletas mais inspiradores do mundo. Cego de nascença, Derek surfa ondas gigantes em alguns dos picos mais desafiadores do planeta e compartilhou uma trajetória marcada por coragem, sensibilidade e superação.
Na sequência, o futurista Tiago Mattos, um dos poucos brasileiros membros das comunidades OpenAI e Singularity, conduziu uma reflexão sobre inteligência artificial, inovação e o futuro do diferencial humano, traduzindo tendências globais de forma prática e acessível ao público.
Encerrando a programação, o palco recebeu o Grupo Tholl, uma das companhias de circo-teatro mais icônicas do Brasil, com uma performance que uniu sofisticação estética, emoção e identidade cultural brasileira.
Liderança em movimento
Matheus Fagundes, CEO da Audaces, concluiu sua gestão (2024–2025) à frente da plataforma, passando o bastão para Marciel Eder Costa.
Ele assumiu o cargo trazendo uma bagagem robusta em governança corporativa e estratégia empresarial. Com uma trajetória marcada pela atuação em grandes Conselhos de Administração e passagens executivas por empresas como a Cia Hering, o novo presidente passou a focar no fortalecimento da performance e na profissionalização do ecossistema da moda catarinense.
À frente da CEM Gestão de Negócios e presente em conselhos de empresas como Haco, Projesan e Cooper, ele uniu visão técnica e liderança institucional para ampliar ainda mais o legado do SCMC.
“Acompanho o SCMC há muitos anos e hoje estar na presidência, ao lado da diretoria, é assumir o compromisso de fortalecer ainda mais esse ecossistema. O Kickoff simboliza visão de futuro, conexão entre pessoas e a valorização do humano como diferencial”, afirmou.
Atualmente, o SCMC reúne 48 empresas associadas, consolidando-se como um dos principais hubs de moda, criatividade e inovação do estado. O ecossistema é formado por marcas, indústrias, startups, tecnologia, cultura e instituições que atuam de forma colaborativa no fortalecimento do setor.
Fazem parte do SCMC empresas como Altenburg, Andritex, Angel, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi, Chantelle, Cia Hering, Círculo, Coratex, Dalila, Dalcosta, Daniela Tombini, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, FashionLab, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Marlan, Hi Etiquetas, Huvispan, Karsten, Keiser, Latina, Marina&Gabriella, Marisol, Meias Loa, Objeto Brasil, Oceano, ONDM, SCAR, Sizebay, Systêxtil, Tecnoblu, TodoLivro, Tony Fun, TRTêxtil, Trussardi, Uoou Solutions, Villa Têxtil, Molde e Viva Embalagens.
Além do setor produtivo, o SCMC manteve uma parceria essencial e estratégica com mais de 10 universidades de Santa Catarina, fortalecendo a conexão entre mercado, educação, pesquisa e formação de novos talentos.