O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) chega em 2026 com uma nova liderança e o compromisso de consolidar as conquistas dos últimos anos.
Marciel Eder Costa, executivo com mais de 25 anos de experiência em gestão estratégica de grandes empresas dos setores de varejo e moda, assume a presidência com a missão de dar continuidade ao trabalho que vem sendo construído pelo movimento, que encerrou 2025 com cerca de70 eventos e impacto em cerca de 4 mil pessoas.
Com vivência em estruturação de áreas, formação e desenvolvimento de pessoas e inovação, Marciel atua como membro do conselho de administração da Rede Cooper, consultor de relações institucionais da Cia Hering e conselheiro da Projesan e da Haco.
Ele acredita que em um ambiente de negócios marcado pela alta concorrência e mudanças constantes, a diferenciação passa pela capacitação das pessoas.
“Empresas que investirem no desenvolvimento de seus times, na qualificação das lideranças, na construção de acordos comerciais mais sofisticados e na excelência dos processos terão maior capacidade de se destacar”.
Em 2025, o SCMC consolidou seu papel como um importante instrumento no desenvolvimento de lideranças sênior, especialmente nas áreas de criatividade, design e visão estratégica de negócios.
A entidade foi criada em 2004, a partir da visão de empresários locais, que buscavam desenvolver no estado competências para além da indústria, trazendo um novo olhar para a moda.
A gestão de 2026 tem como prioridade dar continuidade ao trabalho que vem sendo construído, agora ampliando o alcance institucional do SCMC.
A ideia é consolidar a marca para além dos associados, fortalecendo o reconhecimento da entidade pela sociedade como um instrumento relevante de desenvolvimento criativo, cultural e econômico do estado.
Marciel entende que, mais do que nunca, criatividade, estratégia e preparo executivo serão determinantes para gerar relevância e vantagem competitiva. E é exatamente neste ponto que o SCMC quer atuar: fortalecendo as pessoas que constroem as organizações.
“Esse ano seguiremos entregando conteúdos extremamente relevantes, com alta percepção de valor para os associados. Queremos aprofundar ainda mais a agenda de criatividade, design, inovação e desenvolvimento de lideranças, reforçando o posicionamento de Santa Catarina como um polo de criatividade e design no Brasil”, finaliza.