Pesquisar

Mercadão dos Óculos unifica sua gestão com o SULTS e ultrapassa 700 lojas

Foto: divulgação

Há 12 anos, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, nascia uma rede com um propósito muito claro, se tornar uma franqueadora. Em 2014, o Mercadão dos Óculos deu os primeiros passos de um plano de expansão descrito por Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos, como “bastante agressivo”, e que, mais de uma década depois, se traduziu em uma das redes mais presentes do varejo popular de óculos do país.

Hoje a rede soma mais de 700 lojas no Brasil, na América Latina e em Portugal. E, cerca de 95% dos franqueados vieram de fora do setor óptico, prova de que o modelo foi pensado para ser replicado por qualquer empreendedor, independentemente da experiência prévia no ramo. 

A decisão estratégica de adotar o SULTS visou centralizar processos como marketing, chamados, treinamentos e comunicação em uma única ferramenta digital para acompanhar o ritmo acelerado de expansão da marca no setor óptico brasileiro. 

Segundo Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos, o crescimento sempre esteve ligado a um propósito maior que o próprio negócio:

“A rede tem como propósito transformar a vida das pessoas através da saúde visual, dentre elas as crianças, principalmente com o nosso instituto, que é o Instituto Olhares do Bem, ele tem como objetivo erradicar a evasão escolar por falta de saúde visual dentro das escolas públicas”, conta.

A rede já doou mais de 10.000 óculos com esse propósito.

A tecnologia no centro da operação  

Com centenas de lojas para acompanhar em múltiplos países, o Mercadão dos Óculos passou a tratar tecnologia como prioridade estrutural, não como ferramenta de apoio.

“Tecnologia para gente é de suma importância. Ela nos ajuda tanto a metrificar quanto a acompanhar os planos de ação”, destaca o CEO.

Ele afirma que, hoje, há mais gente envolvida com tecnologia dentro da franqueadora do que em qualquer outro departamento. No centro dessa estrutura está o franqueado.

“O franqueado é o grande protagonista do franchising, eu definiria a SULTS como uma grande plataforma de relacionamento do franqueado com a franqueadora”, resume o CEO, que também destaca que o franqueado vê na plataforma “a principal fonte de informação que ele tem do negócio dele”.

Educação como estratégia de crescimento 

O Mercadão dos Óculos adota a visão de que, antes de atuar estritamente como franqueadora, sua essência reside no suporte e no desenvolvimento de pessoas. A rede entende o franqueado como seu principal cliente e o centro de sua operação e,  é essa lógica que sustenta o papel da Universidade Corporativa na rede hoje.

“A plataforma educacional, dentro da franqueadora, talvez seja uma das plataformas mais importantes dentro de qualquer franqueadora, ela é fundamental para o sucesso do negócio”, complementa.

Ele conta que a plataforma passou a funcionar como ponto de encontro entre franqueador e franqueado: o time busca soluções tanto nos treinamentos quanto na abertura de chamados com prazos SLA.

“É um grande braço de comunicação, é um grande elo que nos une franqueador e franqueado para o sucesso do negócio”, diz.

Com a adoção da SULTS, a rede ganhou uma interface mais acessível e didática, o que alavancou expressivamente o engajamento e a adesão das equipes aos treinamentos internos.

O momento em que o franqueado menos pode errar 

Cada nova loja aberta é, para o Mercadão dos Óculos, uma primeira impressão que fica gravada, e por isso o momento da abertura recebe atenção redobrada.

“O módulo de Implantação de unidades é a primeira impressão, e a primeira impressão do franqueado, é aquela que fica”, diz Gustavo Freitas.

Para ele, esse acompanhamento próximo no início da operação é o que garante um começo sem erros: “A gente tem que estar bem alinhado com o franqueado nesse primeiro momento, que é onde ele menos pode errar.” 

Parceria que vai além do contrato 

Para o CEO, a escolha da SULTS não foi apenas uma decisão operacional, mas estratégica:

“A gente tem muito orgulho de ser parceiro da SULTS. A parceria com a SULTS cresce dia a dia e realmente a gente tem algumas necessidades específicas que são amplamente atendidas pelas SULTS”.

Depois de mais de uma década construindo uma franquia nacional com tecnologia como base da gestão, Gustavo Freitas resume a parceria com a SULTS como “uma parceria eterna.” 

Assista ao case completo da Mercadão dos Óculos:

Sobre a SULTS

A SULTS é a plataforma all-in-one que centraliza a gestão operacional de empresas com múltiplas unidades, de redes de franquias a filiais, licenciamentos, associações e indústrias. São mais 25 módulos integrados em um único sistema, incluindo Expansão (CRM), Implantação de Unidades, Checklist, Chamados, Comunicados, Universidade Corporativa, Marketing e Compras. Hoje, +1.750 empresas e 600 mil usuários ativos utilizam a plataforma, que gerencia +92.000 unidades em segmentos como alimentação, varejo, saúde, educação, serviços e indústria. Conheça a plataforma e outros cases de sucesso em clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também