Pesquisar

Marca de SC transforma 200 quilos de excedentes têxteis em coleção apresentada em Milão

Excedentes da indústria têxtil catarinense que poderiam ser descartados foram transformados em 600 peças de moda autoral e chegaram a uma das principais vitrines internacionais do setor.

A Proposta Verde, marca de moda sustentável de Rio do Sul, apresentou na Itália a coleção Enlaço, desenvolvida a partir de aproximadamente 200 quilos de tecidos e aviamentos.

A coleção foi criada em parceria com a Fundação Hermann Hering, por meio do programa Retrama, iniciativa voltada ao reaproveitamento de resíduos têxteis.

A apresentação ocorreu durante o Brazilian Sustainable Fashion in Milan, realizado entre 22 e 24 de setembro, no período da Semana de Moda de Milão.

A participação internacional aconteceu após a Proposta Verde ser selecionada em edital da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

“Levar a Proposta Verde para Milão foi uma oportunidade de mostrar como os excedentes da indústria têxtil catarinense podem ganhar uma nova vida por meio do design. Nossa coleção nasceu da colaboração entre a indústria, a pesquisa e o trabalho artesanal”, destaca Ana Suelen Pisetta, sócia-fundadora da Proposta Verde.

De excedentes industriais a 600 peças

Cerca de 200 quilos de tecidos e aviamentos foram utilizados na produção. Materiais como algodão, linho e viscose ganharam novas aplicações em peças com modelagens fluidas, assimetrias, bordados, macramê e detalhes em madeira.

A proposta segue princípios do slow fashion, priorizando durabilidade, menor escala produtiva e trabalho artesanal.

Além da apresentação internacional, a coleção também está relacionada a uma pesquisa acadêmica. Ana Suelen Pisetta e João Dolzan Júnior, fundadores da Proposta Verde, utilizaram o projeto como tema do Trabalho de Conclusão de Curso da pós-graduação em Moda Autoral do Instituto Federal Catarinense.

O estudo aborda a aplicação do ecodesign e o comportamento do consumidor de moda sustentável. A produção recebeu ainda fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio do edital Mulheres+Tec 2025.

Coleção chegará a Blumenau e São Paulo

Depois da passagem pela Itália, a estratégia da Proposta Verde prevê ampliar a circulação da coleção no Brasil. As peças já estão disponíveis no comércio eletrônico da marca e devem chegar à nova loja do Museu Hering, em Blumenau. A expectativa é aproveitar também o fluxo de turistas durante a Oktoberfest 2026.

Em novembro, a marca catarinense segue para São Paulo, onde participará do Brasil Eco Fashion Week. O evento permitirá apresentar a coleção ao mercado brasileiro e ampliar conexões comerciais em uma região que, segundo a empresa, concentra parte relevante de seus clientes.

“Queremos que a moda também seja uma ferramenta de transformação social, valorizando o trabalho das mulheres, os recursos locais e a cultura da nossa região. Estar em Milão amplia a visibilidade desse trabalho, e agora seguimos para São Paulo com a expectativa de criar novas conexões e oportunidades para a nossa produção”, afirma Ana Suelen Pisetta.

A trajetória da coleção conecta diferentes frentes da cadeia catarinense, indústria, pesquisa, design e reaproveitamento de materiais, e mostra como excedentes produtivos podem retornar ao mercado em produtos de maior valor agregado.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também