O Instituto do Meio Ambiente lança na próxima sexta-feira, 23 de outubro, o Relatório de Balneabilidade.
Suspenso desde março devido à pandemia, o monitoramento foi retomado em agosto e as coletas semanais antecipadas para a divulgação da nova pesquisa, antes do início do verão.
Tradicionalmente, o instituto realiza análises mensais de abril a outubro, mas devido à situação excepcional, as coletas passaram a ser semanais antes da alta temporada, dando mais segurança aos resultados para os banhistas.
Seguindo os critérios da resolução CONAMA 274/2000 que determina que são necessárias cinco amostras consecutivas para a obtenção de um resultado confiável, o órgão vai disponibilizar o relatório na íntegra clicando aqui.
Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico) e a imediata condução para a pesquisa em crescimento bacteriano.
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.