A Federação das Indústrias de Santa Catarina entregou na sexta-feira, dia 6 de novembro, em Joinville, um laboratório de manufatura avançada que beneficiará estudantes do Senai na região.
O espaço recebeu R$ 3,5 milhões de investimentos e oferece uma série de equipamentos para o ensino profissionalizante nas áreas mecânica, eletromecânica, mecatrônica, automação, fabricação mecânica, metalurgia e fundição.
“O Senai está cada vez mais próximo da tecnologia que os estudantes encontrarão nas indústrias após a formação, aumentando assim a produtividade, resolutividade e, principalmente, a sua capacidade de inovar. Aliás, a inovação é um dos pilares da nossa gestão. A indústria catarinense compete em nível global, por isso, precisamos inovar constantemente para seguir contribuindo com o crescimento do nosso estado”, destaca o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.
Viabilizado em parceria com a indústria Schulz, o laboratório segue o conceito de IoT (Internet das Coisas), com máquinas sendo monitoradas a distância.
Tem ênfase na criação de peças e componentes que atendam a indústria catarinense.
Para isso, oferece aos estudantes máquinas de manufatura aditiva (protótipos em 3D), usinagem, metrologia, sistemas de CAD e CAM (softwares para desenhar os programas de usinagem).
“Importante avanço tecnológico para a nossa cidade e nosso estado. Em parceria com o Senai conseguimos trazer o que tem de melhor em tecnologia de usinagem visando capacitação humana e competitividade do nosso país”, comenta Bruno Salmeron, da Schulz S.A.
A máquina alemã da Heller é um dos principais equipamentos do espaço.
Ela garante a fabricação exata de componentes produzidos em série, chegando a atingir a precisão na ordem de um milésimo de milímetro.