A coleta seletiva é uma atividade que prolonga a vida útil de aterros sanitários, ajuda a diminuir a poluição e contribui para o equilíbrio do meio ambiente. E por isso, reciclar é hoje um ato de cidadania.
Alinhada com os princípios sustentáveis que prega diariamente nos seus processos de produção, a Agroforte, em Biguaçu, criou uma iniciativa para estimular a comunidade ao seu redor a fazer a sua parte.
A indústria de reciclagem de proteína animal instalou um container de coleta seletiva na entrada da sua unidade.
Dividida em cinco categorias de resíduos, a estrutura permite que a pessoa consiga depositar seu lixo reciclável logo na entrada, de maneira, fácil e segura e com a certeza de que seu lixo irá para o destino mais adequado.
“A aquisição do container foi uma maneira que a Agroforte encontrou para estimular a população a aderir ao compromisso com a coleta seletiva. Reciclar já faz parte de nosso trabalho diário, mas também pode ser uma atitude de cidadania e respeito ao meio ambiente de todos nós”, destaca William Dalmago, engenheiro ambiental da Agroforte.
O container possui cinco compartimentos, cada um para um tipo de resíduo a ser depositado.
Será permitido descartar no container materiais de papel, vidro, metal, plástico e também resíduos não recicláveis.
Além da porta frontal para que a comunidade deposite seu lixo, a porta traseira será utilizada para que a empresa também realize a sua coleta seletiva e retire o lixo para ser encaminhado à reciclagem.
Uma empresa de coleta seletiva realizará o recolhimento periódico do material depositado no container.