Uma das maiores instituições de micro finanças do Brasil, o Banco da Família, com sede em Lages, registrou aumento de 27,86% na carteira de recursos administrada no último ano.
No total, foram 24.228 operações que somaram R$ 106,5 milhões liberados ao longo do ano.
A organização atua em 132 municípios nos três estados do Sul e projeta crescimento superior a 20% também em 2021.
O plano inclui elevar em 43% o número de famílias atendidas com duas linhas de financiamento específicas: uma voltada à implantação de saneamento básico em residências e outra exclusiva para a construção ou reforma de moradia.
“Desde a fundação, há mais de duas décadas, trabalhamos com um propósito claro, promover o desenvolvimento nas comunidades nas quais atuamos. Ajudamos as famílias a prosperarem, seja oferecendo crédito para expandir um negócio, construir uma casa ou melhorar a saúde da família com saneamento básico”, destaca a presidente da instituição, Isabel Baggio.
Desde as primeiras operações, o carro chefe da instituição é a concessão de microcrédito para empreendedores, principalmente de negócios de micro ou pequeno porte.
No ano passado, a demanda que mais cresceu foi a de crédito para empresas que precisaram de apoio para manter as operações mesmo durante a pandemia.
“Criamos um produto específico e buscamos parcerias com associações comerciais para chegar a empreendedores que enfrentavam dificuldades provocadas pela pandemia do coronavírus, mas que muitas vezes precisavam apenas de um reforço temporário para organizar os negócios e seguir em frente”, comenta a empresária.
Em 2021, a expectativa é fechar o ano com 50 pontos de atendimento atendendo 165 cidades nos três estados do Sul.