Mesmo com a pandemia, o setor de varejo continua em expansão no Brasil, principalmente o e-commerce.
Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Movimento Compre & Confie, quando comparados o mês de dezembro de 2020 em relação a ao mesmo período de 2019, o setor apresenta alta de 53,83%, o que caracteriza um faturamento com crescimento de 55,74%.
Diante desse cenário no qual cada vez mais empresas e profissionais autônomos apostam nas vendas online para alavancar seus negócios, é necessário também encarar desafios e respeitar certas etapas que envolvem o mundo digital.
“É muito importante que a presença digital de sua empresa seja mantida de forma constante. Expôr seu negócio online precisa ser feito com estratégias e ações que motivem as pessoas a querer conhecer mais sobre seu produto, assim, a reputação de sua marca começa a ser reconhecida perante o mercado. Além disso, hoje em dia é muito mais simples criar e gerenciar um site ou projeto online que permita sua empresa ter a visão ideal para acelerar seu negócio e obter sucesso”, declara Ricardo Melo, gerente de Marketing da Hostgator, multinacional de hospedagem de sites e serviços para presença online.
O ambiente virtual é uma das principais fontes de geração de negócios e relacionamento de empresas com clientes.
Atualmente no Brasil existem cerca de 930 mil e-commerces ativos, sendo que a maior parte se refere aos comércios eletrônicos de pequeno porte.
E embora existam desafios online a serem enfrentados, é necessário que haja também a preparação por parte das empresas e demais profissionais, e nesse quesito manter o foco no cliente é essencial.
“Quem deseja vender online e ver o seu negócio prosperar é imprescindível que coloque o cliente como prioridade. Fazer com que a experiência do ambiente virtual seja a melhor possível, e que o cliente se sinta confortável e integrado com o serviço gera credibilidade e fidelização da sua empresa e marca” conclui o profissional.