O mercado náutico segue em expansão, mesmo com a pandemia. No ano passado o número de barcos vendidos cresceu 20% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar).
Como reflexo dessa alta, a venda de produtos para embarcações também teve um aumento. No último ano, a Catarina Náutica, empresa especializada do setor, vendeu 30% mais que em 2019. Para esse ano a empresa projeta um faturamento superior a 20%.
O crescimento nas vendas estimulou a empresa a investir em expansão, tanto que recente foi inaugurado, em Itajaí, sua nova loja considerada o maior shopping náutico do sul do país.
Parte dos recursos da expansão foram direcionados para levar informações sobre o setor para diversos públicos ligados à náutica.
“O crescimento da náutica está diretamente relacionado a maior profissionalização do setor. Por isso, investimos na criação de uma websérie que, além de apresentar a Catarina Náutica, sua equipe, produtos e instalações, é voltada tanto aos donos de barcos, para a tripulação, bem como para profissionais que atuam na parte de manutenção”, explica o diretor da Catarina Náutica, Roberto Deschamps.
A websérie recebeu o nome de “O mar nos une” e apresenta depoimentos de personalidades náuticas, como o velejador Vilfredo Schurmann, que participa do primeiro vídeo da série e fala sobre produtos utilizados em sua embarcação durante as suas viagens pelo mundo.
A produção conta também com a participação de representantes de grandes marcas de peças e insumos do setor, como Bruno Neves, da Inter Coatings, e o diretor da Tubolit, Leonardo Sadcovitz, que fazem um paralelo entre a evolução do setor e dos produtos utilizados nos barcos.
Outro destaque da websérie é a entrevista do diretor da Marina Itajaí, que é uma das maiores marinas do sul do Brasil, Carlos Gayoso de Oliveira. Entre os assuntos, ele fala sobre a expectativa para a próxima edição da The Ocean Race, que será realizada em 2023 e os reflexos gerados ao setor.
A websérie foi dividida em quatro episódios e está disponível clicando aqui.
Leia também: O que tem em um dos maiores e mais tecnológicos iates produzidos em SC