A área de tecnologia possui conceitos e pilares valiosos para o sucesso das empresas, já que as boas práticas e abordagens características do segmento estão alinhadas com o objetivo de melhorias contínuas.
De fato, as visões e metodologias da área podem ajudar negócios de outros nichos, mas muitos desses conceitos podem passar despercebidos para empresários que são de outras áreas de atuação, por exemplo.
Para ajudar a disseminar essas estratégias, a Acelerar, aceleradora da Área Central, empresa especializada em centrais de negócios, reuniu uma lista com dicas do mentor Jeferson Rosa que contemplam esses pilares.
GERENCIAMENTO DE EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Saber quais são as necessidades do consumidor é imprescindível para qualquer setor, colocá-lo no centro é um ponto primordial para o sucesso das empresas. Independente da relação, seja ela de B2B (de empresa para empresa) ou B2C (de empresa para cliente), entender quais são as necessidades do consumidor ajuda a garantir uma experiência melhor, fidelizando seu público e elevando os resultados comerciais. Por isso, estratégias como essa, que consiste em surpreender as expectativas dos clientes, trazem forte impacto para o seu negócio. Esse processo pode ocorrer de várias formas, especialmente através de análise de engajamento e feedbacks.
RETORNO DO INVESTIMENTO
Para entender melhor a eficácia de um investimento, o empreendedor pode utilizar o Retorno de Investimento (ROI, na sigla em inglês). Além disso, com essa medida de desempenho, também é possível comparar a performance de diversos investimentos. É uma forma de esclarecer se eles estão realmente valendo a pena. O cálculo é feito pela subtração do custo de investimento do valor obtido, dividindo esse resultado pelo valor investido. O resultado final é em porcentagem ou proporção.
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
Essa estratégia consiste em operações para que o gestor possa descobrir, modelar, analisar, medir, melhorar, otimizar e automatizar processos. Para colocá-la em prática, é necessário realizar um mapeamento dos atuais métodos do negócio, enxergando de forma clara o funcionamento da distribuição de atividades. Esse tipo de gerenciamento pode ser bastante útil para melhorar a comunicação dentro da empresa, além de melhorar processos financeiros, por exemplo.
OKRs
Objetivos e resultados-chave (OKRs, na sigla em inglês), são dois conceitos complementares. Os objetivos são as metas que o gestor quer alcançar. Já os resultados-chave monitoram como se chega ao objetivo. Ao defini-los, é muito importante estipular metas claras e objetivas, para que a mensuração ocorra de forma eficaz. O ideal é que as redefinições ocorram em curto prazo, ou seja, a cada trimestre ou semestre. Em um contexto geral, o acompanhamento dos OKRs impacta diretamente no engajamento de equipes, sendo uma forma valiosa de incentivar a união de um time.