O investimento em startups no Brasil cresceu 2,5 vezes em 2021, alcançando o recorde de 9,7 bilhões de dólares.
Foram 779 rodadas de investimentos, e o principal segmento foi o de fintechs.
O Brasil já tem 21 unicórnios, ou seja, startups com valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares.
Isso tudo indica um mercado em processo de crescimento e amadurecimento acelerados. .
E o potencial de crescimento ainda maior existe, considerando o panorama macroeconômico, em que a economia anda de lado, com inflação e estagnação.
Nesse cenário, a capacidade das startups de criar modelos de negócios escaláveis é atraente para o investimento, mesmo considerando os riscos envolvidos.
Quando uma startup dá certo, os retornos são gigantescos em todos os sentidos. Um grande problema é solucionado, desenvolve-se tecnologia, criam-se empregos e gera-se riqueza que permeia a sociedade.
Mas, para isso acontecer, é necessário investimento. É preciso apoiar as startups em estágio inicial, para que eles tenham condições de crescer. Criar um fluxo real de produção de startups com suporte, e não apenas divulgar os poucos casos de sucesso.
Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional como pólo de desenvolvimento de startups. Mas ainda temos muito a crescer, no estado e no país.
O que é investido em todo o Brasil em startups em um ano é bem menos do que um IPO eventual de startup nos Estados Unidos.
Além disso, o investimento pelas startups em áreas como marketing, pesquisa de base e tecnologia ainda é muito baixo em relação aos líderes globais.
Para que o crescimento seja mais rápido, o ecossistema tem que evoluir em todos os sentidos.
Incubadoras, centros de inovação, aceleradoras e outras iniciativas tem que ter apoio do governo, da iniciativa privada e da academia. Mas, mais do que apoios pontuais e eventuais, é necessária a integração total das ações.
Ainda há um longo caminho pela frente, mas o potencial de retornos é gigantesco. As startups que já obtiveram sucesso são prova viva de que vale o investimento.
As oportunidades estão à nossa frente.