Em 2005, um pequeno grupo de empresários catarinenses resolveu atuar de forma colaborativa, por compreender que a melhor forma de merecer o futuro é criá-lo no presente. Assim nasceu o SCMC, que originalmente chamava-se Santa Catarina Moda Contemporânea e, mais tarde, quando assumiu um novo posicionamento, o C virou CULTURA.
Em 2022 o movimento comemora seu décimo sétimo ano e permanece atuante como testemunha ocular dos desafios da indústria catarinense nestas últimas décadas.
No último sábado, dia 29, a nova diretoria tomou posse, ficando assim constituída: Fernando Siebert, sócio proprietário da Coratex.
“Nesse momento, fazer parte da presidência do movimento que a cada dia fica mais relevante em Santa Catarina é muito gratificante”, destaca.
A vice presidência será ocupada por Elizabeth Brandes, diretora comercial e marketing da Brandili.
“O nosso objetivo é dar continuidade nesta nova gestão na construção com nossas empresas associadas, entidades de ensino, estudantes, professores e organizações parceiras, um verdadeiro ecossistema que visa perenidade com inovação e sustentabilidade da indústria catarinense, fortalecendo as relações que geram e compartilham valor, através da nossa maior paixão: pessoas.”
E na diretoria a jovem Tálita Forlin Rincaweski, head de negócios do Grupo Marlan.
“O SCMC é uma iniciativa que conecta a indústria a educação, e traz oportunidades para todo estado. Como designer e como partícipe da indústria da moda, espero contribuir e aprender muito com todos que fazem parte da plataforma. E que eu possa construir uma linda história nessa nova diretoria”.
Um dos programas que ganhará ainda mais força é o MODA AMANHÃ, que estimula a inovação e o pensamento crítico através da colaboração e conexão entre a indústria e as universidades.
Para coordenar as atividades, articulando parcerias com as entidades de ensino, professores, estudantes e parceiros, o SCMC contará novamente com Rodrigo Zen.
Este ano teremos mais um projeto sob a sua coordenação, o Lab Cria, onde 10 estudantes serão selecionados para participar de uma imersão criativa, afim de repensar os projetos e produtos das nossas indústrias.
A entidade também convidou Walmor Correa, artista plástico catarinense, norteado pela interação entre arte e ciência. Ele compartilhou com os empresários um pouco da sua história, sua habilidade em desenhar seres fantásticos e seu olhar para o mundo. No momento, suas obras estão em exposição, no recém-inaugurado hotel Rosewood São Paulo.
O Colabora Moda Sustentável, movimento que atua desde 2017 para articular a mudança no setor também esteve presente no evento, com Lucilene Danciguer, diretora da organização, que compartilhou o propósito do movimento, bem como as recomendações para a moda sustentável.
Desde sempre, o SCMC acredita na força de Santa Catarina como um estado que se diferencia por sua multiculturalidade.
Esse ano as imersões que serão ofertadas as associadas visam valorizar o design, a cultura, a gastronomia, as belezas naturais, os polos tecnológicos e tudo que compõe a economia criativa tão importante para o PIB do estado e do Brasil.
Dos destinos que estão na rota, vale destacar Urubici, o desenvolvimento de negócio da indústria do vinho, o setor moveleiro em São Bento do Sul, e o centro de tecnologia que está se tornando Florianópolis.
Também devem ocorrer missões internacionais no segundo semestre, com o objetivo de conhecer o ecossistema da moda no Uruguai.
O SCMC segue buscando novas associadas, afinal moda é comportamento e mais do que nunca, torna-se necessário compreender como os consumidores farão suas escolhas.