A Malinski Madeiras, empresa de Curitibanos e uma das principais fabricantes de cabos de madeira do país, sempre teve como foco desenvolver um processo de produção sustentável.
Entre as iniciativas, a empresa criou um sistema para captação e tratamento da água da chuva, que possibilita reutilizar 100% do recurso natural em dois processos fabris: um na geração de energia elétrica e outro na secagem da madeira.
Especialmente para a captação de água, a empresa montou um lago artificial buscando reutilizar a água da chuva e construiu uma estação de tratamento de água.
Completa o projeto um sistema de desmineralização da usina termoelétrica, com o intuito de fornecer água dentro dos padrões de qualidade físico-química e microbiológica, cuja referência são as normas e regulamentos técnicos da ASME (The American Society of Mechanical Engineers).
Para o futuro, a empresa estuda adotar dois novos métodos que vão ampliar as possibilidades de consumo e qualidade da água para a usina termoelétrica.
O primeiro é disponibilizar água potável para os colaboradores, a partir de uma fonte subterrânea. Já o segundo consiste na implementação de um sistema conhecido como desmineralização por osmose reversa, processo em que a água é forçada a passar por membranas semipermeáveis, removendo a maioria dos contaminantes.