Santa Catarina ficou em 4º lugar no ranking de Transformação Digital e Integridade dos Estados, elaborado a partir de avaliação feita pela organização sem fins lucrativos Transparência Internacional.
O índice do etado é de 56,88, atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
O estudo levou em conta quatro eixos: transparência e dados abertos, engajamento e participação, serviços e contas públicas e segurança da informação e proteção de dados pessoais.
O melhor resultado de Santa Catarina é no subeixo compras públicas. Com índice 88,89, o estado divide a primeira posição com o Espírito Santo. Outro destaque é no participação, integração e feedbacks. O estado ocupa a terceira posição com índice de 57,14.
“Desde 2019 estamos investindo na transparência de licitações e contratos, no cadastro de fornecedores online, no cadastro de penalidades, na melhoria de informações sobre contratos no Portal da Transparência. No momento, estamos reformulando o portal de compras e temos várias ações em planejamento, entre elas, a adoção de critérios internacionais de transparência em compras públicas. Acredito que até o fim do ano o governo consiga finalizar essas implementações, dando um salto para, quem sabe, ficar em primeiro no ranking”, afirma Karen Sabrina Bayestorff Duarte, diretora de gestão de licitações e contratos da Secretaria de Estado da Administração.