Atentas à rapidez com que a transformação digital tem influenciado e modificado o ambiente organizacional, as empresas estão cada vez mais dispostas a apostar na inovação aberta. Este foi um dos pontos observados pelos participantes do Roteiro de Inovação Portugal realizado em 2019.
Esse ano, a viagem acontece de 8 a 15 de outubro e promete mostrar iniciativas que fazem uso do conhecimento e de ideias vindas do ambiente externo com o objetivo de aumentar o potencial inovador e alavancar os negócios.
Um dos participantes da última edição foi o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo. De todas as provocações vivenciadas durante a viagem, o executivo destaca que o que mais o motivou foi entender o poder das companhias de romper barreiras e destinar investimentos em nome da inovação. Em Portugal, muitas vivências foram inspiradoras:
“Nós trabalhávamos mais com uma forma de inovação fechada, seja em relação a ideias, desenvolvimento e até mesmo fornecedores e participações em feiras, mas nesse momento achei que deveríamos estar mais presentes onde tem inovação aberta”.
Para o gerente técnico comercial da Tintas Farben, Ilmar Broch, a viagem foi uma forma excelente para ter uma nova visão de inovação. A oportunidade permitiu entender que é possível apostar no processo de inovação disruptiva, o que é bastante desafiador para a empresa com sede em Içara:
“No meu retorno, conversei com o CEO, contei sobre tudo o que foi visto em Portugal e a partir daí entendemos que tínhamos que investir em uma estrutura fora da empresa”.
O roteiro é organizado pela Alfa Comunicação e Conteúdo através do Hub Alfa. A viagem acontece de 8 a 15 de outubro, terá seis noites de hospedagem e 5 dias de visitas técnicas, incluindo o deslocamento para os locais do roteiro técnico.
Empresários e lideranças locais interessados em participar podem obter mais informações no site clicando aqui.