Siga nas redes sociais

Search

3 dicas para ter sucesso em operações de call centers

Foto: Hégon Teixeira/divulgação.

Quando imaginamos um call center a imagem que surge normalmente é de uma sala ampla, várias mesas com divisórias e diversas pessoas em ligações usando headsets. Mas essa realidade mudou muito desde a pandemia e há indícios de que seguirá mudando.

Em uma rápida pesquisa pelos principais sites de busca é possível observar o aumento de empresas oferecendo vagas remotas para telemarketing. Além disso, diversos negócios têm optado por ter um pequeno call center interno ao invés de contratar grandes empresas para atendimento e vendas por telefone.

Com esses cenários surgindo no mercado de telemarketing surgem dúvidas de qual o melhor caminho para dar início às vendas por telefone e como garantir que as ofertas e o atendimento sejam os mesmos independente da quantidade ou localização dos agentes.

“Temos aconselhado as empresas que usam nosso discador automático que a venda começa antes mesmo do alô. É preciso se preparar, ter o máximo de informações possíveis sobre o perfil do cliente e automatizar processos repetitivos. E para as operações home office o gestor precisa de um acompanhamento remoto completo e em tempo real”, pontua Alan Armstrong, especialista em call center e sócio da 3C Plus.

A empresa, com sede no Paraná, disponibiliza uma ferramenta em nuvem para call centers e correspondentes bancários com discador automático, dashboard de gestão e relatórios com métricas.

Para ajudar as pequenas operações a gerar mais oportunidades de negócio, o empresário elencou três estratégias que geram resultado na venda por telefone:

1 – DEFINA SEU CLIENTE IDEAL

O primeiro passo é entender qual o cliente ideal para cada serviço ofertado. Com a lista de contatos em mãos, separe por perfil, região e idade. Isso facilitará na hora de começar as ligações e de identificar qual a melhor proposta para cada pessoa. Ao segmentar seu público você garante maior assertividade. Além de passar mais segurança à pessoa demonstrando estar preparado para a venda. Assim fica mais fácil elaborar um script convincente e com quebras de objeções que funcionem.

2- FALE COM MAIS CLIENTES

Quanto mais pessoas souberem do seu serviço, maior a chance de fechar negócio. Por isso é fundamental conversar com mais clientes. Mas para não ficar o dia todo no telefone, discando e aguardando cada ligação ser atendida, o ideal é contratar um discador automático. Com essa ferramenta o processo de discagem é automatizado, descartando as chamadas improdutivas e repassando ao correspondente somente ligações atendidas. E antes de finalizar a ligação atual o discador já inicia a tentativa de contato para que o profissional não fique aguardando uma nova ligação por muito tempo. Inclusive as pequenas operações podem aproveitar os benefícios de um discador automático. Foi desenvolvido um plano do 3C Plus para operações com apenas um agente justamente por entender que esse é o profissional que mais precisa otimizar sua rotina para se concentrar na geração de novos negócios.

3- TENHA TODAS AS INFORMAÇÕES REUNIDAS

Com o antes e o durante do atendimento organizado, chegou o momento de analisar as informações e definir como será o depois. Com um bom CRM o atendente pode compilar as informações do discador com as do sistema e ter uma visão integral da sua operação. Assim é possível acompanhar as métricas mais importantes para seu negócio e observar pontos a melhorar, os possíveis ajustes de estratégia e até mesmo optar por suspender a oferta de algum serviço. Com esses dados o profissional realiza uma gestão de metas inteligente e consegue ter mais clareza nas prioridades do seu negócio.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail