Tiago Tessman, fundador da Mentoria Conversão Extrema, abriu a edição do Empreende SC Summit, que acontece nos dias 26 e 27 de abril, em Criciúma. O Economia SC é patrocinador oficial da edição.
Em sua palestra, ele destacou três pilares que criam empresas de sucessos: produto, processo e pessoas. Para ele, o pilar mais importante são pessoas. Porque boas pessoas criam bons processos e produtos.
“Quem sabe formar times e liderar, vai mais cedo ou mais tarde criar um grande negócio”, destaca.
Ele complementa que o primeiro passo para ser um grande líder é ter respeito e que nenhum dinheiro compra isso. O segundo passo é gerar esperança, afim de manter a chama acesa da equipe em relação a performance e engajamento, ressaltando que, assim como funcionários vestem a camisa da empresa, os fundadores também precisam vestir a camisa dos funcionários, fazendo referência aos sonhos e propósitos que cada colaborador possui. O terceiro passo é ser servo, pois para ele, grande líderes são os maiores servos e, por isso, precisa ter consciência de seus princípios e valores.
Outro ponto, assim como o respeito, ele reiterou que dinheiro não deixa legado. E finalizou dizendo que independente da situação que cada um se encontra, é preciso dar o primeiro passo para mudar!
Em seguida, Leonardo Capel, fundador da Thank You Marketing e autor do best seller O Dilema dos Millenials, trouxe que as redes sociais permitem alcançar o inalcançável, e compartilhou diversas dicas:
- Ninguém nem entra no Instagram pra te ouvir.
- Instagram não é sobre você.
- É necessário pensar: O que você é bom? O que a audiência precisa?
- A base de tudo é o conteúdo.
- Foco em entretenimento, utilidade e empatia.
- Comece pequeno, sonhe grande.
- Existem dois objetivos no Instagram: atrair seguidores e vender para esses seguidores.
- Feed é magnético e responsável por crescer a audiência.
- Antes de querer crescer, arrume a sua casa.
- Ideias de posts de bens primários: história, erros e acertos, mitos e verdades, lições, dúvidas comuns, check-list, ferramentas, cultura, crença, polêmica, tutorial, homenagem.
- O sucesso deixa pistas. Popster: coloca o @ e traz a engenharia reversa do perfil do concorrente.
- Em 2023 só existe duas formas de crescer no Instagram: reels e anúncios.
- Stories é relacionamento, por isso é preciso criar rituais.
- Quantidade é melhor que qualidade.
- Vendas é diálogo, é influência, é confiança.
- Não tem segredo. É consistência.
- Quem tem um porque forte, aguenta qualquer como.
Por fim, ele deixou quatro questionamentos:
- O que você faria se não existisse dinheiro?
- Quais são suas 3 principais habilidades?
- Qual o significado do dinheiro para você?
- Se você não tivesse nascido, o que o mundo perderia?
Na sequência, Gustavo Almeida, sócio da Mfield, destacou dados importantes sobre o mercado de influência e o potencial para marcas explorarem. Uma das previsões é que nano e micro influenciadores serão o foco.
Para fechar a manhã, ocorreu um painel entre Flávio Santos e Laura Albiero, fundador e analista sênior da Mfield, além de Juliana Góes, jornalista e influenciadora de comportamento e desenvolvimento pessoal.
Juliana questiona sobre qual intenção cada um coloca no seu negócio? E destaca que essa intenção precisa ser o norte do caminho de cada empreendedor.
No decorrer da conversa, que envolveu fala dos três sobre o poder das marcas e posicionamento, além de dados sobre o mercado de influência, eles comentaram sobre as mudanças dos últimos anos em relação às redes sociais.
“Sejam embaixadores dos seus negócios”, finaliza Juliana.