Search

10 cargos com mais vagas abertas no setor de tecnologia nos próximos anos

Foto: Abdul Qaiyoom/AdobeStock

O mercado de trabalho no setor de tecnologia segue como um dos mais atrativos no Brasil. Levantamento realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em maio deste ano revela que o rol de profissões procuradas pelas empresas do ramo está cada vez mais amplo.

Embora os desenvolvedores sigam na liderança com 42% das vagas, esse número já foi maior. O mesmo levantamento indicava que, em 2021, esses profissionais eram responsáveis por 56% da procura das empresas. 

As empresas que desenvolvem soluções de softwares demandam cada vez mais profissionais técnicos com perfis diversificados. Além dos desenvolvedores, os times são compostos por  profissionais de suporte, analistas que projetam as soluções, analistas de dados e de serviços, entre outros. A acelerada transformação digital traz  grandes oportunidades, com carreiras atraentes para a área de tecnologia no Brasil e no mundo, mesmo com o movimento de algumas big techs internacionais no ano passado, liberando parte de suas equipes. Por outro lado, o setor continua crescendo e não falta emprego para quem é qualificado”, destaca Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE e coordenador da pesquisa da demanda por talentos.

Em Santa Catarina, o mapeamento indicou que serão abertas 34 mil vagas em tecnologia até 2025, o que representa um crescimento de 44%. Com isso, o setor deve ultrapassar os 100 mil colaboradores no estado em 3 anos.

Veja abaixo as 10 profissões mais requisitadas pelas empresas do setor:

Desenvolvedor: 42,3%

Profissional responsável pela programação. Com o uso de diferentes linguagens de programação, ele escreve códigos para criar, manter ou desenvolver softwares.  Os desenvolvedores mais procurados são full stack (14,7%), back end (12,8%), front end (9,5%) e mobile (5,2%).

Suporte de TI (analista de serviços): 11,8%

Profissional responsável por fazer aperfeiçoamentos e correções em softwares já desenvolvidos.

Analista de negócio: 5,8%

Profissional responsável por entender os problemas e processos do cliente e auxiliar na elaboração e estruturação de soluções usando tecnologia.

Gestor de projetos: 5,2%

Profissional responsável por gerir equipes durante a execução de projetos tecnológicos, cuidando de desempenho, cronograma e entregas.

Analista de dados: 5%

Profissional responsável pela elaboração de relatórios de análises dos dados de um projeto em desenvolvimento.

Designer de produto: 4,5%

Profissional responsável por projetar e promover as melhores formas de uso de produtos digitais frente aos seus usuários, seja em sites, aplicativos ou sistemas.

Cientista de dados: 4,2%

Profissional que transforma dados em relatórios ou insights que gerem valor dentro de um projeto ou negócio.

Analista de controle de qualidade: 4,1%

Profissional responsável pelos testes no produto desenvolvido. Esse trabalho pode ser realizado durante o desenvolvimento ou após a criação.

Analista de aplicação e infraestrutura: 3,5%

Profissional responsável por garantir o funcionamento da infraestrutura de redes, servidor e banco de dados de um projeto, tanto em software quanto em hardware.

Administrador de banco de dados: 3,1%

Profissional responsável por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados.

Outros cargos: 10,5%

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também